CDS a favor de Portela+1 mas quer ver estudos

  • Marta Santos Silva
  • 16 Fevereiro 2017

"Acho extraordinário ver o primeiro-ministro dizer que já foi tudo estudado e agora temos de agir, mas os estudos não nos são enviados", afirma Assunção Cristas.

Os planos para criar um aeroporto complementar do Montijo, previstos no memorando de entendimento assinado ontem entre o Governo e a Vinci, não encontram resistência de princípio junto da líder do CDS-PP, Assunção Cristas, visto que a posição do partido tem sido há anos favorável a um projeto ‘Portela+1’, ou seja, a manutenção do Aeroporto Humberto Delgado como a principal estrutura aeroportuária de Lisboa, com uma estrutura de apoio. No entanto, Cristas quer ter acesso aos estudos que demonstram a viabilidade do Montijo e o esgotamento próximo da Portela.

“Temos pedido que o Governo disponibilize essa informação. Custa-me muito discutir o assunto com seriedade sem ter a informação, gostava muito de ter um documento para discutir, para escrutinar”, afirmou a líder do CDS e candidata à Câmara de Lisboa, entrevistada no ECO Talks desta quinta-feira. “Acho extraordinário ver o primeiro-ministro dizer que já foi tudo estudado e agora temos de agir, mas os estudos não nos são enviados”.

No entanto, Assunção Cristas reitera a posição do CDS de que a opção ‘Portela+1’ é a mais sensata, por representar um investimento mais razoável e uma manutenção do aeroporto dentro da cidade, que considera “um dos fatores de grande competitividade e interesse de Lisboa”.

Sobre se o Montijo será a melhor opção, afirma não querer pronunciar-se sobre o assunto sem ver os estudos que demonstrem a escolha do Governo. “Não tenho preferências nesta matéria”, declara.

“Já o alargamento do horário dos voos em Lisboa, não posso achar bem enquanto não temos uma solução. Se for uma solução transitória, de remendo, pode ser no limite aceitável”, disse. “Agora se vamos fazer isto enquanto o resto não está pensado, acho péssimo, até porque é uma degradação da qualidade de vida dos lisboetas”.

Veja aqui a entrevista completa de Assunção Cristas no ECO Talks:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CDS a favor de Portela+1 mas quer ver estudos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião