BRANDS' ECO Indústrias Transformadoras: o setor no PRR

  • ECO + Millennium bcp
  • 8 Novembro 2021

O setor das Indústrias Transformadoras tem um papel transversal em todo o PRR e a sua atuação está presente em múltiplas medidas dos mais variados setores de atividade.

Na vertente de investimento privado, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) assume como principal missão apoiar o tecido empresarial português na recuperação da crise pandémica e na transição para uma atividade mais digital e amiga do ambiente. Neste âmbito, foram definidas medidas que preveem quer apoios diretos, quer apoios indiretos, através de investimentos que dinamizem a atividade do setor privado em Portugal.

Estas medidas de apoio estão presentes em diversos setores industriais associados à Indústria Transformadora e Extrativa, nomeadamente: Alimentar, Bebidas, Tabaco, Têxteis, Vestuário, Couro, Calçado, Base Florestal (Madeira, Cortiça, Pasta e Papel), Petroquímica, Química, Farmacêutica, Borracha, Plástico, Aço, Materiais Elétricos e Eletrónicos, Automóvel, Construção Naval, Mobiliário, Materiais de Construção, Culturais e Criativas.

O setor da Indústria Transformadora caracteriza-se pela acentuada concentração geográfica, de forma consistente, dinâmica e inovadora, que presta serviços de elevado valor acrescentado e com elevados níveis de competência especializada, de forma a dar resposta aos padrões internacionais.

Perfil do setor Indústrias Transformadoras

  • 68.214 empresas;
  • 735.109 empregos;
  • 95.185 mil milhões de euros;
  • 54.535 mil milhões de euros de exportações.

Fonte: IAPMEI e DGAE, dados de 2018

Indústrias Transformadoras no PRR

Da análise ao Plano de Recuperação e Resiliência (documento submetido a consulta pública) foi possível identificar quais as medidas com maior impacto potencial na atividade das empresas que atuam no âmbito das Indústrias Transformadoras, quer na qualidade de beneficiárias diretas, quer enquanto fornecedoras de competências e conhecimento para outros setores de atividade, nomeadamente o setor público. Consulte as medidas aqui.

É tempo de pôr a economia a andar. Vamos lá!

Se antecipa poder vir a beneficiar destas medidas, seja por via da candidatura a apoios diretos, seja pela oportunidade de fornecimento das necessidades públicas de investimento, o Millennium bcp presta apoio na candidatura com as soluções de que necessita e o aconselhamento especializado. Enquanto Banco do Plano de Recuperação e Resiliência, o Millennium bcp é o banco que está ao lado das empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústrias Transformadoras: o setor no PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião