ECO do Dinheiro. Empresas vão investir 9,7 mil milhões
O PRR vai apoiar até 64 empresas com 930 milhões de euros, no âmbito das Agendas Mobilizadoras. Projetos totalizam 9,7 mil milhões de euros nos próximos anos. Veja o vídeo.
Um conjunto de 64 consórcios propõem-se investir 9,7 mil milhões de euros em Portugal, nos próximos anos, com a ajuda do Plano de Recuperação e Resiliência.
As chamadas Agendas Mobilizadoras têm 930 milhões de euros para o desenvolvimento de setores considerados estratégicos, estimulando a ligação entre as empresas e o sistema científico. Candidataram-se 144 projetos, mas só 64 passaram à fase de pré-qualificação, todos com uma classificação final de “muito bom”.
E que investimentos querem estes consórcios fazer?
A Galp, por exemplo, pretende investir 958 milhões na extração e refinação de lítio. A Efacec lidera dois consórcios que pretendem investir 1,3 mil milhões na criação de uma fileira industrial de combustíveis verdes, com destaque para o hidrogénio.
Há também projetos da economia azul, como o da Acuinova, dona da unidade de aquicultura de Mira. A Volkswagen AutoEuropa quer criar “a fábrica do futuro” em Palmela, enquanto a Stellantis pretende desenvolver um veículo eletrificado em Mangualde.
Além dos 930 milhões de euros que serão atribuídos a fundo perdido, o governo admite recorrer aos 2,69 mil milhões em empréstimos do PRR para disponibilizar mais dinheiro às empresas. Os primeiros investimentos poderão arrancar no próximo verão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ECO do Dinheiro. Empresas vão investir 9,7 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}