Bankinter registou nova entidade de seguros em Espanha

  • ECO Seguros
  • 12 Dezembro 2021

O banco fez registo comercial da Bankinter Hogar y Auto, sociedade que surge nove meses depois da colocação em bolsa da Línea Directa.

Gloria Ortiz, DG de Banca Comercial no banco, preside à nova Bankinter Hogar y Auto, Sociedade Anónima de Seguros y Reaseguros

O Bankinter constituiu uma nova entidade em Espanha, tendo como objeto social a comercialização de seguros de qualquer ramo, excluindo Vida. Informação publicada no Boletín Oficial del Registro Mercantil (Borme), indica que a nova filial tem a designação Bankinter Hogar y Auto, Sociedade Anónima de Seguros y Reaseguros, estando sediada em Madrid, na morada sede do Bankinter e tendo por sócio único o próprio banco.

Criada perto de nove meses depois de o Bankinter ter colocado em bolsa a sua participada Línea Directa, a nova sociedade é presidida por Gloria Ortiz, diretora geral de Banca Comercial do Bankinter, coadjuvada por dois outros executivos do grupo (César Calvo e Fernando Azpeitia.

Gloria Ortiz é formada em Economia e Gestão pelo ICADE e está no Bankinter desde 2001. Acumulando responsabilidade pela banca comercial e área de Seguros de Vida, é diretora-geral de Banca Comercial do Bankinter desde janeiro de 2021, até quando dirigiu a área de banca digital depois de ter exercido funções na área de controlo financeiro. A nova Bankinter Hogar y Auto (casa e automóvel) arranca com capital social subscrito de 9 milhões de euros, dos quais 4,5 milhões são capital realizado.

Com 25 anos de atividade e mais de três milhões de clientes, a Línea Directa foi cindida do banco em abril, uma mudança que o Bankinter justificou como necessidade estratégica de separação da atividade seguradora do negócio puramente bancário. Com a colocação em bolsa, operação que avaliou a companhia de seguro direto em 1,43 mil milhões de euros, a Línea Directa passou a ter destino e gestão independente do banco.

Além de ainda manter participação acionista de 17,4% na seguradora Línea Directa, o Bankinter é parte de um acordo de bancassurance com o grupo Mapfre, uma parceria materializada através de duas empresas (Bankinter Seguros de Vida e Bankinter Seuros Gerais).

A parceria Mapfre-Bankinter vem do ano 2014, quando foi constituída a empresa conjunta Bankinter Seguros de Vida (apólices Vida, incluindo os ramos de acidente, Vida-poupança e planos de pensões. A colaboração foi depois reforçada em 2016, com a compra do negócio Vida que o Barclays tinha em Portugal.

Números divulgados pelo banco espanhol em outubro indicam que o Bankinter Portugal fechou os primeiros nove meses de 2021 com 40 milhões de euros de resultado antes de impostos, ganho que representa crescimento de 24% face ao período homólogo do ano anterior.

A carteira de crédito cresceu 5%, fechando o terceiro trimestre com 4.900 milhões de euros na Banca Comercial (mais 6%) e de 2.000 milhões de euros na Banca de Empresas (mais 5%). Quanto a recursos de clientes, cresceu 19% para os 5.600 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankinter registou nova entidade de seguros em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião