O ECO do Dinheiro. O que vai acontecer aos juros?

  • ECO
  • 16 Dezembro 2021

O BCE decidiu, para já, não mudar a política de juros, porque continua a considerar que a aceleração da inflação é temporária. Será?

  • O que vai acontecer aos juros? Veja aqui o video.

Portugal vive há anos uma situação de inflação reduzida, beneficiando da estabilidade de preços na zona euro e de uma política monetária dita ‘acomodatícia’. e por isso já não nos lembrámos do que era viver com níveis de inflação elevados. Ora, parece que este mundo acabou, pelo menos transitoriamente…

Quando a inflação sobe mais do que o seu aumento salarial, na verdade, fica a ganhar menos, embora não pareça. A inflação é um imposto escondido, que lhe tira rendimento disponível.

No próximo ano a inflação na zona euro, aquela que conta para a decisão do BCE sobre os juros, vai ser de 3,2% em 2022, mas a presidente do Banco Central Europeu (BCE) acredita que a subida dos preços vai desacelerar ao longo do próximo ano

Para já o BCE não vai aumentar os juros, mas prepare-se, se tiver um crédito à habitação, isso poderá vir a suceder na segunda metade do próximo ano.

Para já, a Covid e a incerteza sobre o crescimento da economia levam o BCE a ser mais conservador do que os seus colegas da FEd, o banco central dos EUA, e do banco de Inglaterra, que subiu os juros pela primeira vez em mais de três anos…

Nos próximos seis meses saberemos se a razão está do lado do BCE, e assim não haverá um aumento de juros tão cedo, ou da FED e do banco de Inglaterra, e o aumento dos juros vai ser uma realidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O ECO do Dinheiro. O que vai acontecer aos juros?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião