Sogrape e Pingo Doce dizem que multa da AdC é injusta

  • ECO e Lusa
  • 17 Dezembro 2021

A AdC decidiu multar em 17,2 milhões de euros cinco supermercados e a Sogrape. Pingo Doce e Sogrape já reagiram, considerando sanção injusta.

A Sogrape considera “absolutamente injusta, incorreta e mesmo incompreensível” a decisão da Autoridade da Concorrência (AdC) de lhe aplicar, bem como a cinco supermercados, uma coima por fixação de preços de venda ao consumidor. Também o Pingo Doce já reagiu, dizendo que a penalização em causa é “injusta e imerecida“.

A AdC anunciou esta sexta-feira que sancionou cinco cadeias de supermercados (a Auchan, a E.Leclerc, a Intermarché, a Modelo Continente e a Pingo Doce), o fornecedor comum Sogrape e dois responsáveis individuais por terem participado num esquema de fixação de preços de venda ao consumidor. No total, as coimas ascendem a 17,2 milhões de euros.

Em reação, a Sogrape Distribuição sublinha que considera “esta sua condenação pela AdC absolutamente injusta, incorreta e mesmo incompreensível” e atira que “confia que terá, em sede de recurso judicial, a oportunidade de esclarecer os factos“.

“O Grupo Sogrape orgulha-se de sempre ter pautado a sua atividade pelo estrito cumprimento da Lei e de ser reconhecido pelos mais exigentes padrões de ética com que se relaciona no mercado. Nunca na sua história foi acusada de qualquer comportamento anticoncorrencial e tem inclusivamente em prática um rigoroso programa de compliance e formação dos seus colaboradores com vista a assegurar o estrito cumprimento das normas de direito da concorrência”, garante a empresa em comunicado.

Já fonte da Jerónimo Martins salienta que “esta decisão é injusta e imerecida” e, por isso, “será impugnada nos tribunais a fim de ser reposta a verdade dos factos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sogrape e Pingo Doce dizem que multa da AdC é injusta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião