Nas notícias lá fora: “Private equity”, Intel e energia eólica

  • Joana Abrantes Gomes
  • 24 Dezembro 2021

Os grupos de "private equity" realizaram este ano 42 mil milhões de dólares em operações de venda de empresas a si mesmos. E a energia eólica tornou-se a principal fonte de energia em Espanha.

Em 2021, os negócios em que grupos de capital privado vendem empresas de portefólio aos seus próprios fundos aumentaram 55% em relação a 2020, atingindo 42 mil milhões de dólares. A Itália e a Intel estão em negociações avançadas para a construção de uma fábrica de semicondutores naquele país, num investimento previsto de oito mil milhões de euros. Em Espanha, a energia produzida a partir do vento ultrapassou a nuclear e tornou-se a principal fonte de eletricidade. Conheça as notícias que marcam a atualidade internacional esta sexta-feira.

Financial Times

Grupos de private equity gastam 42 mil milhões a comprar empresas a si próprios

Os grupos de private equity estão a vender cada vez mais empresas a si próprios. Este tipo de negócio, em que um grupo vende um ativo do seu portefólio a um novo fundo que tenha constituído, atingiu os 42 mil milhões de dólares em valor, um aumento de 55% face a 2020 e de 180% face a 2019. Estas transações permitem devolver capital a investidores iniciais, ao mesmo tempo que se mantém dono de uma empresa que tem potencial para crescer ou cuja venda não é viável.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Reuters

Itália negoceia com Intel construção de fábrica de chips

A Itália e a Intel estão negociar a construção de uma fábrica de semicondutores naquele país, num investimento previsto de cerca de oito mil milhões de euros. Este acordo pode assegurar à Itália cerca de 10% dos 80 mil milhões de euros que a empresa norte-americana tenciona investir na próxima década na Europa em capacidade de fabrico de tecnologia de ponta, numa altura em que os fabricantes de chips lutam por aumentar a produção face a uma “explosão” na procura.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago/conteúdo em inglês).

Financial Times

Ómicron força países asiáticos a interromper reabertura de fronteiras

A nova variante da Covid-19, Ómicron, está a interromper a lenta reabertura dos países asiáticos. Os governos estão a reimpor restrições às viagens, embora a nova estirpe já esteja a circular na comunidade local. Depois do Japão, esta semana foi a vez de a Tailândia e Singapura fecharem fronteiras à maioria dos viajantes estrangeiros, após terem relatado casos domésticos da nova variante. Estas novas restrições ameaçam dificultar a recuperação económica da região no próximo ano.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

El Economista

Eólica torna-se na principal fonte energética em Espanha

A uma semana do final de 2021, a energia eólica tornou-se a principal fonte de produção de eletricidade em Espanha, atingindo uma quota de 23%. Pela primeira vez em oito anos, ultrapassou a energia gerada a partir das centrais nucleares, que agora representam 21% da produção nacional. Desde 2007, altura em que tinha uma quota de 10% e ocupava o quarto lugar do cabaz energético espanhol, a tecnologia eólica mais do que duplicou a sua cobertura.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

The Wall Street Journal

Tesla aceitou bloquear jogos enquanto se conduz

A Tesla cedeu em restringir o acesso aos jogos disponíveis nos seus veículos, desativando uma funcionalidade que permitia às pessoas jogarem no ecrã tátil frontal enquanto conduziam. Esta alteração acontece depois de a Administração de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês) ter iniciado uma investigação a esta característica, por poder distrair os condutores.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: “Private equity”, Intel e energia eólica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião