ANA reforça capacidade no aeroporto mas apela a testagem noutros locais

  • Lusa
  • 2 Janeiro 2022

Gestora do aeroporto de Lisboa garante que meios para a realização de testes à covid-19 foram duplicados, mas apela a que os passageiros os façam antes de virem para o Humberto Delgado.

A ANA informou hoje terem sido duplicados os meios de testagem à covid-19 no aeroporto de Lisboa este fim de semana, mas, face à “procura elevada”, apelou aos passageiros para que privilegiem outros locais para realização do teste.

“Apesar do reforço de meios e aumento de capacidade para este fim de semana, a procura continua elevada. Assim sendo, solicitamos que os passageiros realizem o teste antes de virem para o aeroporto e que esta não seja considerada como primeira opção”, disse à agência Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.

Segundo a concessionária, “os passageiros que pretendam realizar teste no aeroporto devem proceder ao seu agendamento prévio no ‘website’ da Synlab”, sendo que “será dada prioridade aos passageiros com voo para o próprio dia”.

Avançando terem sido realizados “cerca de 2.200 testes” no sábado, a ANA disse que hoje já foram feitos “mais de 800”, estando “a funcionar 10 postos de atendimento” e tendo sido “duplicados os meios existentes”.

Imagens televisivas transmitidas no sábado à tarde mostravam enormes filas de pessoas à espera para fazerem o teste à covid-19 no Aeroporto Humberto Delgado, numa situação que se mantém hoje.

Synlab garante testagem

A Synlab, entidade responsável pelo centro de testagem do aeroporto de Lisboa, assegurou no sábado à Lusa que iria testar todos os passageiros, com e sem marcação, adiantando, cerca das 23:00, que já tinham sido testadas 1.800 pessoas, um novo máximo.

“Pretendemos testar hoje [sábado] todos os passageiros, com e sem marcação, que aguardam no aeroporto de Lisboa, para não ficar ninguém impedido de viajar”, afirmou fonte oficial da empresa em resposta, por escrito, a questões colocadas pela Lusa.

Segundo a mesma fonte, àquela hora o centro de testagem no local já deveria estar encerrado, mas mantinha-se em funcionamento e tinha já superado o anterior máximo de testagem de 1.600 pessoas, registado no dia 25 de dezembro.

De acordo com a Synlab, as filas de espera resultaram do facto de o centro de testagem do aeroporto ter sido o único local aberto no primeiro dia do ano para se efetuarem testes à covid-19.

“Apesar de o serviço estar aberto em exclusivo a passageiros, regista-se também uma necessidade acrescida de testagem para os passageiros dos numerosos voos de regresso após as férias de Natal e fim de ano”, indicou.

Segundo o município de Lisboa, nenhum dos 11 postos móveis de testagem gratuita geridos pela autarquia está hoje a funcionar, uma vez que encerram aos domingos e aos feriados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ANA reforça capacidade no aeroporto mas apela a testagem noutros locais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião