Uma ideia para 2022: Uma política de imigração decentepremium

Uma política de imigração proactiva e decente não pode ter o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras como interlocutor principal dos estrangeiros que nos procuram.

O ECO pede uma ideia para 2022. Cá vai, assumindo que o país não quer nem sabe fazer reformas transversais e que também não há “balas de prata” que, por magia, desatem os nós que acumulamos há décadas. Mas é possível tomar medidas relativamente simples que possam dar um contributo importante na resolução de alguns problemas. Um dos desequilíbrios que vamos acumulando é o demográfico. A natalidade cai, o saldo natural é negativo há vários anos e não temos nada que possamos chamar de política pública demográfica para, a prazo, inverter a tendência. O impacto na viabilidade da segurança social, no financiamento da saúde e no crescimento económico é conhecido há muito. A forma mais rápida e eficaz para atenuar estas tendências é ter uma política de imigração proactiva e decente. Precisamos de

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.