Empresas já podem candidatar-se ao programa “Transformar Turismo”

Candidaturas ao programa "Transformar Turismo" e às linhas "Territórios Inteligentes" e "Regenerar Territórios" abrem esta segunda-feira.

A partir desta segunda-feira as empresas já podem candidatar-se aos programas “Transformar Turismo”, com 20 milhões de euros, bem como às linhas de apoio “Territórios Inteligentes”, com quatro milhões de euros, e “Regenerar Territórios”, com 16 milhões de euros. Os despachos, assinados pela secretária de Estado do Turismo, foram publicados na passada sexta-feira em Diário da República.

Os três despachos surgem na sequência do anúncio em finais de 2021 do “Programa Transformar Turismo”, com uma dotação inicial de 20 milhões de euros, para apoiar um turismo mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores com benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente.

Rita Marques, nessa apresentação do programa, anunciou que as candidaturas podiam “ser formalmente inseridas nas plataformas do Turismo de Portugal a partir do dia 10 de janeiro”, dia da entrada em vigor dos despachos publicados na semana passada.

O programa “Transformar Turismo”, que sucede ao programa “Valorizar” criado em 2016, destina-se a entidades públicas e privadas do setor. Consiste, numa primeira fase, em linhas específicas de financiamento destinadas à valorização turística dos territórios através de projetos que transformem o turismo dando resposta às novas necessidades e interesses do consumidor e cumprindo metas de sustentabilidade económica, ambiental e social.

A linha “Territórios Inteligentes” conta com uma dotação para financiamento de projetos de quatro milhões de euros, repartidos pelo ano de 2022, em fases trimestrais de candidaturas, que terminam em março, junho, setembro e dezembro, com uma dotação por fase de um milhão de euros.

Já a linha “Regenerar Territórios” conta com uma dotação de 16 milhões de euros, repartidos por 2022 e 2023, em fases trimestrais de candidaturas, que terminam em março, junho, setembro e dezembro de cada ano, com uma dotação por fase de dois milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas já podem candidatar-se ao programa “Transformar Turismo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião