Corticeira Amorim compra 50% da italiana Saci por 49 milhões

A empresa, com sede em Turim, tem como principal atividade a produção e comercialização de muselets, estrutura em arame que encaixa na rolha de uma garrafa de champanhe.

A Corticeira Amorim adquiriu metade do capital da empresa italiana Saci, por 48,66 milhões de euros, refere um comunicado enviado esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A empresa com sede em Turim pertence ao Grupo Saci, que tem como principal atividade a produção e a comercialização de muselets, as estruturas de arame que encaixam sobre a rolha de uma garrafa de champanhe, por exemplo.

A empresa pertence ao Grupo Saci, que era detido, em partes iguais, pelas famílias Getto e Perlich, sedeadas em Itália e na Alemanha, respetivamente, explica o comunicado. Na sequência da decisão da família Perlich de vender a sua participação, os acionistas do Grupo “procuraram um sócio que pudesse partilhar a sua visão do negócio e que, portanto, fosse capaz de compreender o setor, colaborando no crescimento e sucesso”.

É aqui que entra a Corticeira Amorim, aparecendo como um “parceiro natural pelos seus 150 anos de atividade e sucesso ao serviço da indústria vitivinícola mundial”. A corticeira portuguesa acrescenta que esta operação, que foi fechada por 48,66 milhões de euros, “visa combinar as suas realidades de sucesso empresarial com o objetivo de criar uma forte união de intenções”.

Com esta aquisição, a Corticeira Amorim “adquire uma participação significativa num grupo com uma forte carteira de produtos, uma excelente base de clientes, um elevado nível de prestígio e reconhecimento no mercado internacional”. Em 2020, o Grupo Saci registou um volume de negócios consolidado de 70 milhões de euros e um EBITDA de 10,5 milhões de euros.

A filial mais relevante do Grupo Saci é a Industria Canavesana Attrezzature Speciali (ICAS), fundada em 1956, com o objetivo inicial de “satisfazer os pedidos específicos dos primeiros produtores italianos de vinho espumante, ao criar e desenvolver uma máquina automática de altíssima precisão com o intuito de industrializar a produção de muselets, que até à data era feito manualmente”, refere o comunicado. Atualmente, a ICAS é “o principal produtor mundial de muselets”, as estruturas em arame que encaixam nas rolhas de champanhe, por exemplo.

(Notícia atualizada às 17h10 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira Amorim compra 50% da italiana Saci por 49 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião