Polícia alemã criticada por uso indevido de app de rastreio Covid

  • ECO
  • 12 Janeiro 2022

A polícia alemã está a ser fortemente criticada por ter utilizado indevidamente as informações recolhidas através de uma aplicação de rastreio de contactos Covid para investigar um caso policial.

A polícia alemã está a ser fortemente criticada por ter utilizado indevidamente as informações recolhidas através de uma aplicação de rastreio de contactos para investigar um caso policial, revela o Deutsche Welle (acesso livre, conteúdo em inglês).

No final de novembro, um homem foi encontrado morto após ter saído de um restaurante em Mainz, na Alemanha. Face a este acontecimento, as autoridades alemãs abriram uma investigação.

Contudo, para investigar este caso e rastrear os “passos” das testemunhas, a polícia pediu às autoridades de saúde para libertarem os dados da aplicação “Luca”. Esta aplicação funciona como rastreio de contactos, permitindo saber durante quanto tempo é que um utilizador permanece num determinado espaço, seja este restaurante, bar ou evento cultural.

Depois de cada utilizador inserir as suas informações pessoais na aplicação, é-lhes emitido um QR code pessoal que pode ser apresentado sempre que entrem num estabelecimento e com o qual podem fazer logout quando saírem, de acordo com o mesmo jornal. O objetivo é que, se necessário, as autoridades de saúde possam identificar mais facilmente as pessoas que estiveram expostas ao vírus.

Contudo, apesar de estes dados estarem sujeitos a rígidas regras de proteção de dados da Alemanha e de apenas puderem ser utilizados para fins sanitários, com o consentimento do departamento de saúde local e do estabelecimento, a polícia alemã terá conseguido chegar a 21 testemunhas através desta aplicação.

Esta utilização indevida está já a suscitar fortes críticas por parte de diversos políticos, numa altura em que os protestos contra as restrições para travar a pandemia e as vacinas têm aumentado na Alemanha. Também a empresa que desenvolveu a aplicação já condenou a utilização indevida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Polícia alemã criticada por uso indevido de app de rastreio Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião