Representantes dos trabalhadores no governo das empresaspremium

  • Rui Moreira de Carvalho
  • 18 Janeiro 2022

Um lugar à mesa permite que os trabalhadores verifiquem quando as condições económicas exigem cortes salariais, superando a desconfiança reflexiva das reduções propostas de indemnização.

Empresas ricas tornam ricos os seus países, e a sociedade. O papel do conselho de administração (CA) é fulcral para otimizar a eficácia do governo das empresas e reduzir os custos de agência decorrentes da separação da propriedade do controlo. Contudo, um dos debates mais controversos sobre a composição dos CA diz respeito à participação (obrigatória) dos trabalhadores da empresa. “ Codetermination" é o termo para sistemas em que os trabalhadores desempenham um papel formal no governo das empresas (governance) nas decisões estratégicas. Embora a Alemanha tenha o regime de codeterminação mais conhecido, a Áustria, França, Noruega, Polónia, Suécia, Holanda, Dinamarca, Luxemburgo, Finlândia, entre outros, adotaram regimes semelhantes. O conceito reflete o princípio da governação partilhada

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Rui Moreira de Carvalho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.