Juros no crédito à habitação regressam às quedas em dezembro

Depois de duas subidas em outubro e novembro, a taxa de juro implícita no crédito à habitação regressou às descidas no final do ano. Está em 0,801%.

A taxa de juro no crédito à habitação voltou a descer em dezembro, após dois meses consecutivos de subidas. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no último mês do ano passado, o juro implícito continuou abaixo dos 1%, situando-se em 0,801%.

“A taxa de juro implícita no crédito à habitação desceu para 0,801%, valor inferior em 0,6 pontos base (p.b.) ao registado no mês anterior. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro foi 0,682% (0,692% no período precedente)”, refere o INE.

Evolução das taxas de juro no crédito à habitação

Para o destino de financiamento de aquisição de habitação — o mais relevante no conjunto do crédito à habitação –, a taxa de juro implícita para o total dos contratos recuou para 0,816%, menos 0,5 pontos base face a novembro. Na taxa para os contratos celebrados nos últimos três meses, a tendência foi a mesma: diminuiu para 0,68%.

Já no que diz respeito ao capital médio em dívida, em dezembro observou-se uma subida de 123 para 58.207 euros. Para os contratos celebrados nos últimos três meses, o montante médio em dívida foi de 120.389 euros, mais 1.696 euros do que em junho.

Por outro lado, a prestação média manteve-se em 253 euros e, deste montante, 39 euros correspondem a pagamento de juros e 214 euros a capital amortizado. “Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio da prestação desceu 8 euros, para 307 euros”, remata o INE.

(Notícia atualizada às 11h35 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros no crédito à habitação regressam às quedas em dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião