BRANDS' ECO Heróis PME: a importância da exportação na inovação das PME

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  • 1 Fevereiro 2022

A criação de soluções de apoio à exportação nas PME e a boa gestão do transporte de mercadorias são dois fatores apontados pela VICTORIA Seguros, parceira dos Heróis PME, para o sucesso das empresas.

A exportação é crucial para o crescimento económico de uma empresa? Quais as soluções que devem ser criadas para apoiar este processo dentro das PME? E de que forma o prémio Heróis PME valoriza este passo numa pequena e média empresa?

Em entrevista ao ECO, Francisco Campilho, administrador-delegado da VICTORIA Seguros, e Carlos Suárez, administrador da mesma empresa, responderam a estas e a outras perguntas e ainda sugeriram alguns cuidados e outras ações que podem salvaguardar as PME de riscos associados à exportação.

“Uma gestão do risco adequada é uma das características de uma PME com sucesso e sustentável”, começou por dizer Francisco Campilho. Neste âmbito, o responsável pela VICTORIA Seguros, destacou o cuidado a ter com o transporte de mercadorias. “O transporte de mercadorias, seja no mercado nacional, seja no mercado internacional, é um dos pontos de maior exposição ao risco e o seguro de transporte de mercadorias é uma solução eficiente para gerir este risco, já que consegue encontrar resposta para situações diversas como as perdas e danos durante o transporte ou o extravio de materiais”, disse.

"A exportação é uma hipótese de trabalho para muitas empresas, mas, seguramente, não é o caminho a seguir para todas.”

Carlos Suárez

Administrador da VICTORIA Seguros

Quando questionado sobre a possibilidade de uma empresa ser menos bem-sucedida por se dedicar apenas ao mercado nacional, Carlos Suárez não tem dúvidas em dizer que existem inúmeros negócios com sucesso no mercado português, mas ressalvou que, apesar desse sucesso também ser conseguido através da exportação, a verdade é que, neste caso, depende de muitas mais condicionantes.

Francisco Campilho, administrador-delegado da VICTORIA Seguros.

A exportação é uma hipótese de trabalho para muitas empresas, mas, seguramente, não é o caminho a seguir para todas. Irá depender da orientação estratégica da empresa, até porque fornecer soluções de bens ou serviços em mercados externos na base de oportunidades (clientes) pontuais não é o mesmo que adotar a exportação como uma estratégia de expansão da sociedade. Se o primeiro cenário é possível para um número significativo de PME, o segundo apenas será exequível para aquelas com capacidade de identificar e responder às exigências dos mercados além-fronteiras”, explicou.

As soluções de apoio à exportação nas PME

Tendo em conta estes desafios enfrentados pelas PME que pretendem fazer exportação, os administradores da VICTORIA Seguros garantem que é necessário haver um conjunto de soluções que apoiem as empresas a dar este passo, de forma a facilitar-lhes a relação e a ligação com os mercados externos.

“Para além de todos os instrumentos de apoio às exportações que são disponibilizados pelas diversas instituições financeiras (bancos, seguradoras), destacam-se também as diversas redes onde se articulam diversas entidades como o IAPMEI e a Portugal Global (AICEP), que auxiliam as PME em todo o processo de abordagem aos mercados externos. A criação de uma marca Portugal que seja forte e sustentável é, sem dúvida, uma das prioridades”, referiu Francisco Campilho.

Carlos Suarez, administrador da VICTORIA Seguros.

Já Carlos Suárez referiu-se às PME como sendo “a coluna vertebral da economia portuguesa em termos de emprego e oportunidades de crescimento” e, nesse sentido, destacou a importância destas soluções para facilitar a sua expansão e, consequentemente, a expansão da economia portuguesa.

"Sem dúvida que o mercado interno apresenta inúmeros desafios, mas a concorrência num mercado internacional e global revela a qualidade do produto e o seu reconhecimento.”

Francisco Campilho,

Administrador-delegado da VICTORIA Seguros

“Vale a pena relembrar que o valor acrescentado das PME na economia não-financeira de Portugal é superior ao contributo das grandes empresas, de acordo com um estudo da Eurostat publicado em 2019. E, tomando isso em consideração, é evidente que a retoma da economia deverá passar, necessariamente, pela recuperação do crescimento rentável das nossas PME”, justificou o administrador.

Nesse sentido, Francisco Campilho afirmou que “a exportação revela, sem dúvida, uma atitude corajosa e corresponde, muitas vezes, ao momento em que uma boa ideia se transforma num sucesso e é exatamente isso que define uma inovação”. Sendo precisamente esta coragem e esta inovação que os Heróis PME devem ter, o responsável pela Victoria Seguros admitiu que o fator exportação pode ter um peso na distinção.

“Sem dúvida que o mercado interno apresenta inúmeros desafios, mas a concorrência num mercado internacional e global revela a qualidade do produto e o seu reconhecimento. Poderão corresponder a estádios diferentes de desenvolvimento de uma empresa, mas o sucesso na exportação é um forte indicador que deveremos considerar na avaliação da inovação”, concluiu.

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