ECO do Dinheiro. Metro quadrado da habitação bate recordes

  • ECO
  • 27 Janeiro 2022

A política monetária do BCE é a principal responsável pelo aumento do preço do imobiliário.

  • Metro quadrado da habitação bate recordes em 2021. Veja aqui o video

O valor médio da avaliação bancária na habitação para o total do país aumentou 13 euros em dezembro, fixando-se em 1.285 euros por metro quadrado no final de 2021, revelou o INE. Este é o valor mais elevado do valor médio de avaliação bancária desde janeiro de 2011, quando começa a série do Instituto Nacional de Estatística (INE). E foi o quarto mês seguido de subidas, depois de ter estabilizado em agosto.

Ao longo do ano de 2021, o valor médio registou uma subida 115 euros por metro quadrado face a dezembro de 2020, que é o maior avanço anual desde que há registos. Como se explica esta evolução?

Por um lado, a oferta de habitação continua a ser inferior à procura, sendo, claro, diferente de região para região. Mas há outra razão… Esta procura de habitação própria resulta de uma política monetária do BCE de juros zero que tornou o imobiliário o mais relevante investimento de refúgio para quem procura rentabilidade para as suas poupanças.

Os juros do BCE devem aumentar na segunda metade de 2022 e em 2023, mas mesmo assim o imobiliário deverá continuar a apresentar valorizações nos próximos 12 a 24 meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ECO do Dinheiro. Metro quadrado da habitação bate recordes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião