As eleições no Twitter. A noite em que “Zé Albino” ganhou um novo dono

  • Tiago Lopes
  • 31 Janeiro 2022

O PS foi o vencedor da noite eleitoral ao conquistar uma surpreendente vitória, já que as sondagens apontavam para um equilíbrio com o PSD. Liberais e Chega somaram deputados.

Naquelas que prometiam ser umas eleições renhidas, a vitória acabou por sorrir ao PS num resultado que não deixou margem para dúvidas. Rui Rio e o PSD ainda alimentaram a esperança de serem vencedores, depois das sondagens mostrarem uma aproximação ao PS… mas, no final, os socialistas alcançaram mesmo a maioria absoluta que António Costa pedia.

No Twitter, o socialista João Galamba lembrou uma personagem que marcou a campanha – o gato “Zé Albino”, um elemento usado pelo adversário Rui Rio na campanha.

Carlos Guimarães Pinto, que foi eleito pela Iniciativa Liberal, mostrou-se satisfeito pelos resultados obtidos pelo partido nestas eleições. “O resultado da Iniciativa Liberal é fruto do trabalho sério feito no parlamento nos últimos 2 anos”, escreveu o novo deputado eleito pelo círculo do Porto.

O recém-eleito deputado da Iniciativa Liberal também partilhou uma imagem do site imobiliário Idealista onde mostrou já estar à procura de casa em Lisboa, depois de ter sido eleito como deputado.

De Espanha veio a mensagem do primeiro-ministro Pedro Sánchez a felicitar a vitória de António Costa nas eleições legislativas. “Parabéns, caro António Costa, pela tua vitória. Portugal optou mais uma vez por um projeto social-democrata que combina crescimento e justiça social. Juntos continuaremos a promover nos nossos países e na Europa uma resposta socialista aos desafios que partilhamos”, escreveu Sánchez.

O social-democrata Duarte Marques lamentou a saída de António Filipe do Parlamento. “Lamento a saída de António Filipe do Parlamento. Era a voz moderada e construtiva do PCP. Eleito por Santarém, vi-o sempre como aliado na defesa de algumas causas do nosso distrito”, lê-se no tweet de Duarte Marques.

O ex-dirigente e ex-deputado do CDS, Diogo Feio, considera que o “CDS está no patamar da total irrelevância.” “Está no patamar da total irrelevância, num nível de partidos sem verdadeira representação nacional. No dia em que todos os partidos não socialistas podem aumentar percentagem e número de deputados, o CDS cai em todos os indicadores. Será a altura de com seriedade e dignidade fazer uma reflexão no próximo congresso. Que ruturas fazer? Qual o caminho possível, se é que há? O que faz sentido? Tudo poderá e deverá, com dignidade institucional, estar em aberto”, escreve.

O humorista João Quadros escreve: “Levem presunto à sede do PSD que o melão já lá está”.

Margarida Balseiro Lopes, ex-líder da JSD, criticou no Twitter “o ambiente de seita que apouca e ataca as perguntas dos jornalistas na noite eleitoral do meu partido”. E terminou a dizer que “a democracia faz-se de vitórias e derrotas mas com respeito, sempre”.

A ex-deputada do PAN Cristina Rodrigues considera que Inês Sousa Real deve apresentar a demissão da liderança do partido e pede aos filiados para “tomarem o leme do partido que claramente está sem rumo.” “Está claro que, se Inês Sousa Real não se demitir, vai continuar a afundar o partido. É hora dos filiados tomarem o leme do partido que claramente está sem rumo. Quanto ao resto, surpreendida com a esmagadora vitória do PS, os meus parabéns, assim como aos restantes partidos que aumentaram a representação”, escreve no Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As eleições no Twitter. A noite em que “Zé Albino” ganhou um novo dono

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião