BRANDS' ECO Digitalizar para reforçar a competitividade da Indústria

  • BRANDS' ECO
  • 17 Fevereiro 2022

Acelerar a digitalização da Indústria através da eletrónica flexível é o objetivo do SmartEEs2. O Projeto visa, ainda, facilitar o acesso das empresas a serviços, tecnologias e produtos inovadores.

Empresas de diversos setores de atividade – saúde, têxtil, desporto, eletrónica de consumo, embalagem e logística, segurança e proteção e energia – foram desafiadas, num primeiro momento, a apresentar e a testar as suas propostas tecnológicas inovadoras, tendo por base a eletrónica flexível (Flexible and Wearable Electronics – FWE). Das ideias apresentadas, foram selecionadas 44 empresas que se diferenciaram por produtos disruptivos e com maior potencial de negócio.

Ao abrigo do Projeto SmartEEs2, as empresas selecionadas tiveram a oportunidade de beneficiar de serviços de inovação, exclusivos e integrados, tendo como foco a digitalização das suas estruturas/ oferta e o reforço da sua competitividade no mercado. Esta fase do Projeto Europeu envolveu um financiamento que totalizou 2,84 milhões de euros.

Fomentar a experimentação de produtos/serviços centrados na eletrónica flexível antes de se avançar para etapas como investimento e comercialização é um dos principais propósitos do SmartEEs2. O Projeto pretende, por isso, servir de exemplo para outras empresas, estimulando os profissionais a apostarem em soluções inovadoras centradas nestas tecnologias com foco no incremento dos negócios e mercados.

O SmartEEs2 tem vindo, assim, a promover as potencialidades da eletrónica flexível e o seu impacto na digitalização junto de empresas europeias, independentemente da sua maturidade tecnológica ou setor de aplicação. Aumentar a consciência das empresas para a importância da transição digital e focar/ disseminar os benefícios da eletrónica flexível são os principais objetivos da campanha de marketing e divulgação que o Projeto está a encetar por toda a Europa.

Marketplace: catálogo de soluções inovadoras à disposição das empresas

No âmbito do Projeto, foi desenvolvida uma plataforma digital – Technical Marketplace – que apresenta uma lista exclusiva de produtos, protótipos e serviços técnicos baseados na eletrónica flexível. No total, estão disponíveis 106 serviços correspondentes a aplicações de última geração em áreas como Fotovoltaica Orgânica, Displays Flexíveis, Iluminação OLED, Eletrónica e Componentes e Sistemas Inteligentes Integrados. Estas soluções aplicam-se a vários setores de atividade.

A plataforma permite aos proprietários desses serviços a oportunidade de promoverem os seus recursos dentro de uma comunidade inovadora e com foco na investigação e de interagirem com fornecedores de componentes e sistemas, fabricantes, distribuidores e utilizadores finais.

Além disso, a plataforma integra um Business Marketplace para serviços complementares de inovação, incluindo o acesso a diferentes materiais educativos (vídeos, relatórios de tendências, webinars, etc.), bem como um Registo de Organização para a comunidade FWE. As empresas e as organizações interessadas em promoverem serviços e atrairem mais clientes ou parceiros da cadeia de valor podem registar-se gratuitamente.

Criada Associação Europeia focada na Eletrónica Flexível

Para dar continuidade ao trabalho após o término do Projeto – dezembro de 2022 – foi fundada a European Flexible and Wearable Association. A organização internacional sem fins lucrativos, que definiu os seus estatutos em junho de 2021, reúne os principais players da Europa em serviços de inovação baseados na eletrónica flexível.

Direcionada para utilizadores finais, a associação disponibiliza serviços de IDI – Investigação, Desenvolvimento e Inovação – desenvolvimento de negócios, acesso a finanças, formação, treino e orientação sobre a eletrónica flexível voltada para a economia verde e circular.

Além de procurar garantir um melhor serviço aos seus clientes, a instituição está agora focada na captação de novos membros. Poderão fazer parte da mesma profissionais oriundos de qualquer zona da Europa.

O projeto SmartEEs2 pretende revolucionar o futuro da Indústria, dotando as organizações de soluções disruptivas e com elevado valor acrescentando. Alavancar a produtividade das empresas e a competitividade da Europa face ao mundo é o propósito final.

O projeto SmartEEs2 é financiado pelo programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, sob o acordo de financiamento nº 872076.

Para mais informações:

https://centi.pt/projetos/outros-centi-nanotecnologia/smartees2

https://smartees.eu

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Digitalizar para reforçar a competitividade da Indústria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião