Mobile World Congress 2022: Vodafone aposta na transição ecológica e digital

  • Servimedia
  • 28 Fevereiro 2022

O operador fará várias demonstrações para liderar a transição verde e digital através de tecnologias como IoT, IA nuvem, Big Data e 5G, essenciais na neutralidade climática.

Num contexto de emergência climática, a Vodafone aposta na transição ecológica e digital no Mobile World Congress 2022 (MWC) e está a concentrar todo o seu posicionamento na sustentabilidade, desde as soluções que apresentará, aos produtos e até ao próprio stand, também ele sustentável.

Construído de acordo com critérios de sustentabilidade, com materiais sustentáveis e recicláveis, e com certificação ISO 20121, este espaço terá três áreas diferenciadas centradas na sustentabilidade.

A empresa fará várias demonstrações para liderar a transição verde e digital através de tecnologias como IoT (Internet das Coisas), Inteligência Artificial, nuvem, Big Data e 5G, que são essenciais para avançar para a neutralidade climática, reduzindo o impacto das cadeias de fornecimento em setores como a agricultura, logística e mesmo fábricas.

Na área designada por “Sociedade Verde”, abordará a forma como a digitalização dos serviços melhora a qualidade de vida das pessoas e beneficia o planeta com quatro demonstrações ligadas a edifícios inteligentes ou ao modo como as tecnologias Vodafone ajudam o trabalho logístico ou a atenção aos doentes num hospital seja mais eficiente, sustentável e produtivo.

Entretanto, na área “Operador Verde” irá concentrar-se em cuidar do ambiente e proteger o ecossistema natural, mostrando a primeira floresta inteligente conectada, equipada com sensores IoT e Inteligência Artificial na nuvem, para detectar o abate ilegal de árvores em tempo real e alertar os guardas florestais.

Outro exemplo é uma plataforma digital de agricultura de precisão para permitir aos agricultores tomar decisões mais rápidas com base em dados, maximizando a sua eficiência ao mesmo tempo que reduz o desperdício e o impacto ambiental.

Finalmente, em ‘Economia Circular’ mostrará como os dispositivos podem ser utilizados de forma sustentável com soluções para redesenhar smartphones movendo o processamento para a nuvem ou estratégia de ciclo de vida do dispositivo.

Desta forma, a Vodafone está a implementar uma gama de soluções denominada “Digital for Green” para reforçar o seu empenho na luta contra a emergência climática.

O operador calcula que, por exemplo, a implementação de sistemas agrícolas inteligentes, contadores inteligentes e aplicações só no setor da logística poderia gerar uma poupança de mais de 36 milhões de toneladas de CO2 por ano na União Europeia, equivalente às emissões de toda a população de Barcelona durante um ano.

A Vodafone salienta a importância da utilização de 5G para que estas tecnologias sejam eficazes e salienta que os peritos acreditam que a rede 5G poderia permitir que as Cidades Inteligentes fossem até 70% mais eficientes na gestão de energia em áreas como as redes de saúde pública, segurança, gestão de tráfego e serviços públicos, melhorar a qualidade do ar, reduzir as emissões de carbono e otimizar a recolha de resíduos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mobile World Congress 2022: Vodafone aposta na transição ecológica e digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião