Nova mobilidade impulsiona o setor automóvel, refere estudo

  • Servimedia
  • 28 Fevereiro 2022

O estudo Auto Mobility Trends confirma que o automóvel elétrico representa 41,5% do investimento global do setor na nova mobilidade.

Os serviços ligados à nova mobilidade estão a liderar a recuperação do setor automóvel. De facto, 85,7% das novas empresas de serviços de mobilidade esperavam aumentar os seus investimentos em 2021 e, em geral, 58% das empresas do setor afirmaram este ano que iriam aumentar ou manter os recursos afetados ao desenvolvimento de soluções e serviços ligados à nova mobilidade.

Estes são dados recolhidos na segunda edição do estudo Auto Mobility Trends, elaborado pela Metyis e a consultora Coche Global, que também afirma que as empresas de média dimensão irão liderar o aumento do investimento em nova mobilidade, acima dos 40%, em comparação com 35,1% de grandes empresas ou 19,4% das mais pequenas.

Estes investimentos virão principalmente das próprias empresas novas de serviços de mobilidade, onde 100% pretendem aumentar os seus investimentos, seguidas pelos fabricantes (pouco mais de 58%) e concessionários (23%).

O estudo elaborado por Metyis confirma igualmente que o automóvel elétrico representa 41,5% do investimento global do setor na nova mobilidade; e, no caso dos fabricantes, representa 70,1%. Outras áreas de investimento que começam a destacar-se são as novas plataformas de mobilidade (19,3%); veículos ligados (14,5%); partilha de automóveis (13,1%), micro-mobilidade urbana (11,1%); e veículos autónomos (10,2%).

Enquanto os fabricantes darão prioridade ao investimento em veículos elétricos (70,1%), as novas empresas de serviços de mobilidade concentrarão os seus investimentos nas áreas de partilha de automóveis, micro-mobilidade urbana e no veículo ligado.

“O aspeto mais relevante do estudo é que também mostra onde o setor automóvel está a evoluir, com os veículos a hidrogénio, a aplicação da inteligência artificial, e a diversificação para novos formatos de venda e fornecimento como as principais tendências. O veículo elétrico continua a ser a estrela em termos de investimento, especialmente para os fabricantes que ainda veem possibilidades de desenvolvimento de negócios nesta linha”, refere José Antonio Bueno, Global Partner & Country leader da Metyis.

Outra grande esperança: hidrogénio

O estudo Auto Mobility Trends também aponta as atividades emergentes na nova mobilidade que começam a surgir, e destaca o desenvolvimento de veículos a hidrogénio como uma das grandes esperanças do setor para o futuro.

A crescente preocupação com as questões de sustentabilidade está a liderar a procura por novas tecnologias de mobilidade, e o desenvolvimento de veículos a hidrogénio, que já está a começar a proliferar, é uma das tendências que moldam o futuro do setor.

Paralelamente, a diversificação comercial, principalmente para modelos de venda de veículos multimarca ou em segunda mão, ou o crescimento da oferta de autocaravanas, adaptadas aos novos hábitos de mobilidade procurará gerar novos caminhos para o desenvolvimento e crescimento empresarial do setor.

Além disso, o desenvolvimento de aplicações de mobilidade baseadas na inteligência artificial também continuará. Esta área inclui desenvolvimentos ligados ao conceito de ‘cidades inteligentes’ em relação à mobilidade urbana: micro-mobilidade urbana, sensores, controlo de redes de carregadores, controlo de viagens e estacionamento, entre outros.

Empresa e investimento

O aumento do investimento em novas formas de mobilidade levará também a um aumento das contratações e 100% das novas empresas de serviços de mobilidade esperam expandir a sua força de trabalho.

Os investimentos em novas empresas implicam a necessidade de incorporar novos perfis profissionais para 19,3% das empresas. Especialmente os envolvidos em novos serviços de mobilidade, onde 100% das empresas necessitam de pessoal com qualificações específicas adaptadas à natureza do novo setor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova mobilidade impulsiona o setor automóvel, refere estudo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião