Forbes publica lista de mulheres que lideram transformação digital no sector financeiro em Espanha

  • Servimedia
  • 8 Março 2022

A Forbes lista as dez mulheres influentes do setor financeiro espanhol que estão a destacar-se no processo de digitalização e inovação da banca.

Nesta terça-feira, Dia Internacional da Mulher, a Forbes publicou uma lista das dez executivas espanholas que lideram a transformação digital no setor financeiro, noticia a Servimedia.

A publicação assinala que o setor financeiro tem vindo a trabalhar na sua transformação há já algum tempo, num processo que está a ser conduzido por “algumas das mulheres mais influentes do setor, com um claro compromisso de digitalização como forma de fazer evoluir os seus serviços e incorporar todos os benefícios que atualmente existem no mercado”, avança a agência de notícias. Uma convicção, acrescenta, com a qual já estão a mudar o paradigma das finanças através da inovação, vanguarda e disrupção.

Ana Botín

A lista é encabeçada pela presidente do Banco Santander, Ana Botín, e explica que a transformação digital do Santander é um dos polos estratégicos de Ana Botín: ela prevê até 20 mil milhões de investimentos até 2025 para fazer face à digitalização do banco. Recentemente, a presidente acrescentou às suas funções duas das áreas-chave para o crescimento futuro do Santander: PagoNxT, que engloba o negócio de pagamentos digitais, e o Digital Consumer Bank.

Marta Echarri

A segunda na lista é a diretora geral da N26 de Espanha e Portugal, Marta Echarri. Ao leme da nova estratégia de crescimento e desenvolvimento digital para ambos os países desde 2020, ela contribuiu da sua posição para a consolidação de um novo modelo digital para a banca em Espanha, onde a N26 aterrou em 2018. Desde então, destaca a Forbes, conseguiu adicionar 800 mil clientes em Espanha.

María Dolores Dancausa

A CEO do Bankinter, María Dolores Dancausa, tem defendido a alma digital do banco desde que assumiu o cargo em 2010, de onde defende o crescimento orgânico através da inovação e não através da mera expansão física, com a qual conseguiu que mais de 90% dos seus clientes sejam digitais. Dancausa aposta no investimento em plataformas tecnológicas, na banca móvel e na venda de hipotecas online do Bankinter.

Nuria Rocamora

Pela sua parte, a CEO da MyInvestor, Nuria Rocamora, “pode presumir que a MyInvestor, o neobanco do qual é CEO e que tem participação do Andbank, se tornou na fintech com o maior ritmo crescimento no último ano e meio, com um volume de negócios de quase dois mil milhões de euros e multiplica por quatro os seus ativos em produtos de investimento. Fechou 2021 como o melhor ano da sua curta história, que começou em 2017″, escreve a Forbes.

Lupina Iturriaga

A fundadora e CEO da Fintonic, Lupina Iturriaga, especialista em planeamento financeiro, fundou a startup Fintonic em 2012, que disponibiliza aconselhamento financeiro personalizado a cada utilizador para o ajudar a controlar as suas finanças.

No seu primeiro ano de vida, alcançou os 70 mil utilizadores e 36 mil downloads e abriu o caminho para outras propostas semelhantes. Recebeu o primeiro Prémio Inovação Móvel no setor financeiro da Google.

Carla Bergareche

A diretora-geral da Schroders para Espanha e Portugal, Carla Bergareche, criou uma unidade de cientistas de dados dedicada à gestão de Big Data para melhorar a tomada de decisões dos investimentos dos clientes. Desenvolveu também “Invest IQ”, uma ferramenta digital que ajuda os investidores a compreenderem melhor as suas preferências e os seus preconceitos comportamentais na hora de investir.

Carmen Alonso

Carmen Alonso ocupou vários cargos superiores na Visa durante os últimos 15 anos, incluindo o de diretora-geral da Visa Espanha, e mais recentemente como Head of New Flows Southern Europe. Alonso juntou-se à Visa Europe em 2007 e antes de assumir a direcção ocupou vários cargos em Espanha, e noutros países, fazendo parte da equipa global de contas, Visa Consulting, como responsável do grupo de contas estratégicas do Reino Unido, entre outros.

Sob a sua liderança na Visa, impulsionou a expansão dos pagamentos contactless e mobile, bem como várias iniciativas para apoiar a digitalização das PME, a implementação de pontos de pagamento digitais nos transportes urbanos, e o seu trabalho de promoção de parcerias com fintechs para a inovação no setor dos pagamentos digitais na Europa.

Patricia Benito

A CEO do OpenBank é Patricia Benito. Esta especialista em digitalização juntou-se ao Openbank como diretora geral em 2015 com o objetivo de acrescentar valor no mundo digital e atrair clientes para o site e a app do banco.

Graças a ela, o banco assistiu a um enorme impulso do seu processo de transformação digital, inovando na sua abordagem aos utilizadores, com diferentes modelos de liderança e com fórmulas de trabalho diferentes e 100% digitais.

Cristina Ruiz

A recente conselheira diretora geral da Indra, Cristina Ruiz, destaca-se entre as executivas espanholas pelo seu papel como fundadora da Minsait, a divisão de tecnologia e transformação digital da Indra. Através da Minsait, Ruiz está a promover um inovador modelo de banca 100% digital que já está a ser um sucesso em bancos de vários países.

Marta Vallés

Forbes explica que a cofundadora da startup espanhola Vottun é uma das figuras mais importantes na promoção do papel das mulheres na ciência e tecnologia. Vallés criou esta plataforma para implementar projetos baseados em blokchain de uma forma simples e para todos os públicos. Os seus clientes incluem grandes nomes como o Banco Sabadell e o Santander.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Forbes publica lista de mulheres que lideram transformação digital no sector financeiro em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião