A anunciada redução do ISP, para compensação da receita adicional de IVA obtida à conta do aumento do preço, é uma ilusão fiscal.
Portugal é um país muito dependente das importações de combustíveis, mas pior do que isso, é também um país muito caro do ponto de vista da fiscalidade que onera os combustíveis.
Segundo dados da ERSE, acabados de publicar, os impostos representam 49,7% e 55,5% do preço final do gasóleo rodoviário e da gasolina 95, respectivamente. Trata-se da maior componente do preço final pago pelos consumidores e que os prejudica sobremaneira quando comparados com os demais consumidores europeus.
De acordo com a APETRO, em Portugal o conjunto de impostos e taxas aplicadas à gasolina 95 acrescenta 0,99 euros ao seu preço final, comparado com 0,89 euros na média da União Europeia e 0,75 euros em Espanha. No gasóleo observam-se diferenças que, grosso modo, vão no mesmo sentido. A medida anunciada pelo
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.