BRANDS' ECO TrueClinic promove a saúde em Portugal
Desde a aposta na saúde desportiva até à criação de soluções que promovam um acesso equitativo à saúde, a TrueClinic tem feito algumas parcerias para promover o bem-estar no país.
A TrueClinic contribui para a melhoria do bem-estar das pessoas através da prestação de serviços com a mais alta qualidade, eficiência, inovação e personalização.
Teve como primeiro objetivo apoiar as seguradoras no controlo do custo clínico no desporto amador, nomeadamente o futebol. Hoje, com um âmbito de atuação mais vasto, a empresa é responsável pela gestão e controlo clínico de acidentes de trabalho, acidentes de viação e pessoais, bem como pelo desenho de soluções de saúde para parceiros institucionais e empresariais e por fazer auditorias clínicas a diferentes organizações. O objetivo é promover o bem-estar e, para isso, a empresa tem investido na saúde das pessoas, com parceiros de forma abrangente e especializada, de forma a proporcionar um acesso equitativo aos cuidados de saúde.
"Criamos, por exemplo, em parceria, o cartão da União das Misericórdias, que garante o acesso privilegiado à saúde a um baixo custo. Da mesma forma, temos vindo a desenvolver outros modelos e soluções de saúde integrada para outros players do mercado nacional e lusófono”
A área desportiva continua a ser muito importante na atividade da TrueClinic, por razões históricas e de segmentação. O desporto, mais concretamente o futebol, é uma das áreas que já recebe apoio da TrueClinic desde a sua fundação. No ano passado, a empresa estabeleceu uma parceria com a Liga Portuguesa de Futebol com o intuito de fortalecer a saúde dos atletas profissionais do futebol português e ajudar a melhorar os departamentos clínicos e de performance das sociedades desportivas.
Contudo, a TrueClinic não tem apenas parcerias desportivas. A empresa também aposta em parcerias de cariz mais social, como é o exemplo da estabelecida com a União da Misericórdias Portuguesas, bem como promove as ligações a outras instituições/organizações ligadas às áreas da investigação e estudos no setor da saúde e do bem-estar. Mas o que é que a aposta no acesso equitativo a cuidados de saúde pode trazer de vantajoso no futuro? E qual a relevância que investir em parcerias de cariz social tem para a TrueClinic? Em entrevista ao ECO, Miguel Gouveia de Brito, CEO da TrueClinic, respondeu a esta e a outras questões e ainda apresentou alguns casos de sucesso fruto destas parcerias.
Qual a importância do cariz social para a TrueClinic?
A TrueClinic está num setor que é transversal à sociedade e onde o cariz social tem tido um peso significativo. Como não poderia deixar de ser, e tal como temos definido na nossa missão – “contribuir para o bem-estar das pessoas” -, a TrueClinic revê-se nos valores da solidariedade e de uma sociedade mais equitativa. Não descurando a nossa vertente empresarial, entendemos que as nossas pequenas ajudas poderão ter significado no bem-estar de alguns.
A saúde e o bem-estar são o nosso maior bem e nós sempre nos associamos a várias causas sociais.
O que levou a TrueClinic a querer fazer uma parceria com a Liga portuguesa de futebol?
A TrueClinic e a Liga Portugal estabeleceram uma parceria em 2021, apesar de estarmos ligados ao mundo desportivo e, em particular, ao futebol, desde a nossa fundação, ou seja, desde 2012.
Esta parceria visa apoiar a Liga e, em especial, as sociedades desportivas a melhorarem os seus departamentos clínicos e a partilharmos experiências que visem uma melhoria contínua de todos.
Que vantagens é que esta parceria trouxe?
Para já, foi realizado um questionário global, que visou fazer um pequeno diagnóstico da situação atual, o qual permitiu uma visão geral sobre a realidade atual. A partir daqui já foram criados dois grupos de trabalho, no seio da liga de clubes, que visam uma melhoria e uma uniformização de determinadas abordagens clínicas.
Várias outras iniciativas decorrerão desta parceria e temos a certeza que existirá uma melhoria dos departamentos clínicos e de performance das sociedades desportivas e um elevar da importância destes para o crescimento desta indústria.
Além da parceria com a Liga, a TrueClinic tem parcerias com mais alguma instituição?
Sim, temos parcerias com várias outras instituições, algumas de cariz mais desportiva, outras mais social. Temos parcerias com várias associações desportivas, bem como com a União das Misericórdias e com instituições/organizações ligadas às áreas da investigação e estudos na área da saúde e bem-estar, como por exemplo a CESPU, a EXS, a CMEP, etc. Temos ainda parcerias com outras entendidas, como a Sports Embassy, que é uma iniciativa excelente e que visa a integração de atletas após o término da sua carreira desportiva.
Consegue dar exemplos de alguns casos de sucesso que resultaram dessas parcerias?
A nossa parceria com a CESPU, por exemplo, permitiu-nos disponibilizar testes Covid-19, quer o antígeno, quer o PCR, a preços mais baixos para os clubes desportivos. Fomos os primeiros a conseguirmos baixar significativamente os preços dos testes decorrentes desta parceria e que foram bastantes úteis para os clubes de futebol, por exemplo. Ajudamos associações desportivas e clubes a baixarem os seus custos com estes testes que, como sabemos, foram de cariz obrigatório, durante muito tempo.
Outro exemplo foi a criação do cartão da União das Misericórdias em parceria com a própria União.
Durante a fase mais complexa da Covid, ainda demos alguns apoios a dois hospitais públicos, o que para nós foi bastante gratificante, pois sabemos as dificuldades que foram sentidas no início da pandemia.
Contribuímos com uma série de pequenos vídeos para a Fundação do Futebol. Vídeos esses que abordam uma série de temas de saúde, desde o trauma, até a alimentação, passando pela podologia e morte súbita. O objetivo é aumentar a literacia em saúde.
Agora, com esta infeliz guerra na Ucrânia, abrimos, de imediato, uma vaga para um cidadão ucraniano e doamos vários materiais médicos.
O nosso apoio a várias entidades ligadas à área da saúde e bem-estar tem levado a uma maior divulgação de boas práticas e isso, para nós, é fundamental.
Referiu que, entre os vossos parceiros, encontram-se as Misericórdias. Dessa parceria resultou a criação de cartões com alguns benefícios. Pode explicar em que consistem estes cartões e que mais-valias traz para quem aderir a eles?
Sim, esse foi um desafio que a própria União das Misericórdias nos lançou e, em parceria com o Grupo Misericórdias Saúde, a Sabseg e a Real Vida, foi criado um cartão de cariz mais social, mas que se estende a toda a população, e que visa ter uma solução abrangente, sem limitações, e com preços residuais.
Como se pode fazer a adesão aos cartões das Misericórdias?
Existe um site específico para quem quiser aderir, denominado “Cartão Social UMP”, mas todos os players envolvidos podem ajudar e esclarecer quem sentir essa necessidade, nomeadamente a TrueClinic, a Sabseg e a própria União das Misericórdias.
O cartão é de livre acesso e não tem restrições de qualquer ordem, ou seja, qualquer cidadão pode aderir a ele.
No futuro, que tipo de mudanças se pode vir a sentir fruto desta aposta na melhoria da prestação de cuidados de saúde à sociedade?
Do ponto de vista da TrueClinic, e em função das nossas convicções e valores, dividiria em cinco pilares. Um primeiro, que é ajudar a melhorar a literacia da população em saúde. Um segundo, que tem como objetivo melhorar o acesso aos cuidados de saúde da população, principalmente a mais carenciada. Um terceiro, apoiado em investigação científica, ajudar na procura de mais soluções futuras para o aumento do bem-estar e da saúde. Um quarto, que visa apoiar as seguradoras a melhorarem, de forma continuada, a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos seus clientes.
E, por último, estando ligados ao fenómeno desportivo, queremos ajudar o desporto dentro das nossas competências, mormente saúde e performance, a alcançar patamares competitivos superiores, melhorando e diversificando os níveis de serviços oferecidos aos atletas e restante intervenientes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
TrueClinic promove a saúde em Portugal
{{ noCommentsLabel }}