Fitch desce rating de 31 bancos russos e alerta para incumprimentos

  • Lusa
  • 16 Março 2022

Agência de notação financeira reviu em baixa as classificações de 31 bancos russos relativas ao risco de incumprimento da sua dívida externa de longo prazo.

A agência de notação financeira Fitch, na terça-feira, reviu em baixa as classificações de 31 bancos russos relativas ao risco de incumprimento da sua dívida externa de longo prazo de ‘B’ para ‘CC’. Estas notas, no glossário da agência de rating, significam, respetivamente, “altamente especulativo” (B) e “probabilidade de algum tipo de incumprimento” (CC).

Uma vez que o risco associado à dívida de curto prazo é maior, a Fitch baixou mesmo a sua nota de ‘B’ para ‘C’, que designa situações de início de um processo de incumprimento.

Através de um comunicado, a Fitch menciona como base da sua decisão um decreto presidencial russo, de 5 de março, que colocou “obstáculos insuperáveis” à capacidade dos bancos realizarem os pagamentos programados da sua dívida a alguns credores internacionais na moeda original.

“Apesar de a aplicação prática deste decreto continuar sem estar clara, acreditamos que o risco altamente elevado se reflete melhor na definição da classificação ‘CC’ da Fitch, segundo a qual parece provável algum tipo de incumprimento”, adiantou a agência, no seu texto.

Por junto, a Fitch salientou que “as sanções impostas pelos EUA e pela União Europeia aumentaram consideravelmente os riscos económicos e do mercado financeiro, o que significa um risco creditício fundamental muito alto para a qualidade dos ativos, a solvência, o financiamento e os perfis de liquidez dos bancos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch desce rating de 31 bancos russos e alerta para incumprimentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião