BRANDS' ECO User Experience: Personalizar a experiência de cada utilizador

  • BRANDS' ECO
  • 23 Março 2022

User Experience (UX) é a nova unidade da Xpand IT, que visa personalizar a experiência de cada utilizador com determinado produto ou serviço.

A criação de experiências envolventes potenciadas pela tecnologia é o propósito desta unidade da tecnológica portuguesa.

A tecnologia veio aumentar a rapidez com que os consumidores encontram produtos e serviços. No entanto, entre a vasta oferta disponível, as empresas começaram a sentir uma maior dificuldade para se distinguirem e, mais importante que isso, para fidelizarem os clientes às suas marcas.

Para melhorar a experiência dos clientes e fazê-los voltar a querer repetir a compra ou a aquisição de um serviço, as empresas procuram, cada vez mais, encontrar parceiros que as ajudem a inovar e a apostar nas oportunidades que o mundo digital lhes pode trazer.

Com isto em mente, a Xpand IT, uma tecnológica portuguesa especializada em Big Data, Business Intelligence & Analytics, Data Science, Middleware, CRM, Digital Xperience e Soluções de Colaboração, criou uma nova unidade – a unidade de User Experience[TH1] – que visa dar às empresas a possibilidade de desenharem e implementarem uma experiência mais personalizada a cada cliente ou utilizador.

Entre os objetivos desta unidade de User Experience destaca-se a implementação e o desenho de experiências envolventes e centradas no utilizador, ou seja, trata-se de uma abordagem centrada no ser humano, que passa por diversos processos na procura pela experiência perfeita: foco na estratégia, investigação, análise e a construção de um protótipo. Pretende-se, assim, descobrir como se pode construir a melhor experiência omnicanal, sempre potenciada pela tecnologia.

Com esta nova unidade, a Xpand IT procura seguir uma abordagem holística que prioriza a experiência do cliente, independentemente do canal para o qual a mesma se destina, e combinar a sua expertise em tecnologia para não só desenhar a experiência, mas também para a implementar.

Mas o que é, exatamente, o conceito de User Experience? Porque é que é importante e necessário para as marcas considerar projetos de User Experience? Para responder a estas e outras perguntas, o ECO esteve à conversa com Sérgio Viana, Digital Xperience & User Experience Lead da Xpand IT, que, entre os seus clientes, tem algumas das maiores empresas nacionais e internacionais.

1) Quando e como surgiu a ideia de criar esta nova unidade na Xpand IT?

Já há vários anos que começámos a desenvolver a componente de User Experience e User Interface nos nossos projetos de canais digitais. A dada altura, tornou-se claro que tínhamos de marcar presença tanto nas equipas de negócio como nas de tecnologia, de maneira a garantir o máximo de sinergias e alinhamento entre todos os intervenientes. O número de pessoas envolvidas em atividades relacionadas com a experiência foi crescendo e chegou a um ponto em que fez todo o sentido formalizar uma nova unidade – que pudesse trabalhar com as restantes unidades da empresa que, através da tecnologia, permitiriam materializar a visão e a experiência pretendidas.

2) Mas em que é que a User Experience consiste em concreto?

Esta nova unidade está focada na criação de experiências envolventes e centradas no utilizador, potenciadas pela tecnologia. Cada vez mais, os consumidores valorizam soluções personalizadas, adequadas aos seus interesses e necessidades. Além disso, há um maior interesse pela experiência que aporta um maior valor acrescentado.

A Xpand IT é uma empresa focada em tecnologia – sempre fomos e continuaremos a ser. Ao longo dos anos, à medida que desenvolvemos diferentes projetos, concluímos que poderíamos agregar ainda mais valor ao ajudar os nossos clientes a moldar as experiências que estes desejam criar.

3) E quais são os principais objetivos da empresa ao criar esta nova unidade?

O objetivo é começar a conversa numa fase inicial do projeto, ajudar a mapear a estratégia e criar experiências impactantes que possam ser, depois, implementadas, tirando partido das diferentes tecnologias em que nos especializamos. Ainda que, enquanto empresa, tenhamos uma pegada tecnológica sólida, a nossa unidade de User Experience é agnóstica no que toca a tecnologia, isto é, as experiências que criamos não são focadas em qualquer tecnologia específica – mas são potenciadas por estas.

Acreditamos que a nossa unidade tem uma vantagem assinalável, que se prende com a combinação de toda a nossa expertise em tecnologia, já que não sabemos apenas desenhar a experiência, mas também a implementamos, de forma a contribuir para a criação de experiências mais completas e enriquecedoras.

4) Quais são as principais vantagens que o User Experience traz às empresas que decidam integrá-lo no seu site?

User Experience não está apenas relacionado com um site ou uma app – diz respeito a toda a experiência que uma marca oferece aos seus clientes. Nesse sentido, as principais vantagens prendem-se com conseguir responder, de forma mais personalizada, às expetativas dos utilizadores, proporcionando-lhes experiências mais atrativas e reforçando a sua ligação com a marca.

Os avanços tecnológicos têm permitido que as marcas ofereçam soluções inovadoras e diferenciadoras, que se tornam numa mais-valia para gerar mais e melhor engagement. Este é, justamente, um dos objetivos desta nova unidade. Tendo a tecnologia no centro das experiências mais marcantes, conseguimos ir ao encontro de pessoas diferentes, com expectativas e necessidades diferentes.

5) Esta nova unidade também acabou por destacar a Xpand IT no mercado tecnológico?

A Xpand IT tem um forte cariz de inovação e um elevado nível de especialização. As nossas soluções são direcionadas às necessidades dos nossos clientes e desenvolvidas utilizando as tecnologias em que nos especializamos. Apostamos em tecnologias de vanguarda, e procuramos sempre inovar quer em termos das peças que utilizamos nos projectos quer nas metodologias e processos que dão suporte aos mesmos.

Desde o início que nos guiamos pela nossa cultura e valores, como excelência (investimento na inovação e especialização tecnológica), pessoas (preocupação pelo bem-estar de todos, dentro e fora da organização), integridade (construção de relações longas e de confiança) e colaboração (promoção de uma cultura de cooperação, na qual todos podem contribuir). São estes valores (EPIC) que fazem de nós a empresa que somos.

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