Serviço de trotinetes da Voi na Europa em risco por ligações à Rússia

  • Servimedia
  • 22 Março 2022

Várias cidades britânicas estão a considerar retirar as suas licenças à empresa sueca. Em Espanha, a Voi opera em Madrid, Málaga e Sevilha.

A Voi, empresa sueca de trotinetes elétricas, encontra-se numa situação comprometedora após o jornal sueco Di ter revelado relações próximas de alguns dos parceiros da empresa com o governo russo, noticia a Servimedia.

O jornal revelou que entre os acionistas maioritários da Voi está Alexander Eliseev, um acionista da Globaltruck, que é em parte propriedade do Estado russo, e que está ligado a Alexei Mordashov, um dos oligarcas recentemente sancionados pela União Europeia. De acordo com os meios de comunicação social suecos, pelo menos 4% da empresa é propriedade de cidadãos russos.

Após esta informação ter surgido, a reação foi rápida e várias administrações públicas estão a contactar a Voi, que também opera em Madrid, Málaga e Sevilha, para os alertar para a possível retirada das suas licenças. É o caso de cidades como Liverpool, Bristol, Bath e South Gloucestershire, onde opera atualmente, e que já estão a considerar a revogação das licenças do operador sueco.

Segundo a BBC, Dan Norris, mayor da região de West England, enviou um e-mail ao CEO da Voi, Fredrik Hjelm, pedindo à empresa que “tome medidas para assegurar que seja cortada a ligação entre a empresa e o regime russo que atualmente persegue uma invasão ilegal da Ucrânia”. Também o informou que as ações que se tomarem, ou não, “irão afetar fortemente o seu pensamento sobre a utilização futura das scooters Voi no oeste de Inglaterra”, referiu, citado pela Servimedia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Serviço de trotinetes da Voi na Europa em risco por ligações à Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião