A profissionalização da administração públicapremium

Objectivos claros, pessoas adequadas para os cargos, e uma cultura de prestação de contas. É isto que se pede na prestação de serviços públicos.

Escrevo estas linhas horas antes de ser conhecido o próximo Governo. Ao contrário da última tomada de posse, desta feita esperam-se mudanças em vários ministérios, desde logo nos ministérios das finanças e da economia. Espera-nos também uma legislatura de quatro anos durante a qual o Governo terá oportunidade de ser aquilo que não foi nos últimos seis: um executivo que governa com base numa perspectiva de médio prazo. Seria, no entanto, preciso que a perspectiva de governação fosse boa para que essa estabilidade de médio prazo desse bom resultado. E aqui está um ponto que se não pode dar por adquirido, bem pelo contrário. Mas independentemente das opções ideológicas de um executivo socialista, que são o que são, há domínios onde a ideologia não deveria ser obstáculo a uma boa governação.

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.