UE aprova fármaco da AstraZeneca para prevenir Covid-19 em doentes imunodeprimidos

  • Servimedia
  • 30 Março 2022

Evusheld demonstrou ser eficaz para pessoas com comprometimento do sistema imunitário moderado a grave que podem não desenvolver uma resposta adequada à vacinação contra a Covid-19.

Evusheld, da AstraZeneca, uma combinação de anticorpos de ação prolongada, recebeu autorização de comercialização na União Europeia (UE) para a prevenção da Covid-19 numa vasta população de adultos e adolescentes com 12 anos ou mais, com um peso mínimo de 40 kg, noticia a Servimedia.

A aprovação da Comissão Europeia baseia-se nos resultados do programa de desenvolvimento clínico para a combinação do tixagevimab com o cilgavimab, incluindo dados do ensaio de profilaxia pré-exposição, Provent, que mostrou uma redução de 77% no risco de desenvolvimento da Covid-19 sintomática em comparação com o placebo na primeira análise; e uma redução de 83% numa análise média de seis meses, com a proteção contra o vírus a durar pelo menos seis meses. O tratamento foi geralmente bem tolerado no ensaio.

Evusheld demonstrou ser eficaz para pessoas com comprometimento do sistema imunitário moderado a grave que podem não desenvolver uma resposta adequada à vacinação contra a Covid-19. Este grupo populacional inclui cerca de três milhões de pessoas na UE que são imunodeprimidas, tais como pessoas com cancro, doentes transplantados ou qualquer pessoa tratada com medicamentos imunossupressores.

Também demonstrou ser eficaz contra a variante Omicron e outras, incluindo a subvariante BA.2, a estirpe atualmente dominante na Europa.

Em Espanha, esta terapêutica é administrada com carácter de emergência através de uma autorização de utilização temporária para fazer face à necessidade de proteger este grupo vulnerável. Para além da autorização para distribuir Evusheld na UE, está também autorizada a sua utilização nos EUA e no Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE aprova fármaco da AstraZeneca para prevenir Covid-19 em doentes imunodeprimidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião