Seguradoras Aegon Santander sobem lucros em 44%

  • ECO Seguros
  • 30 Março 2022

Investimentos em tecnologia, novos produtos e falta de chuva que baixou a taxa de sinistralidade em multiriscos, levaram as companhias a subida de produção e de resultados. Gerem 1 milhão de apólices.

As duas seguradoras Aegon Santander Portugal – a Vida e a Não Vida – subiram lucros em 44% no ano de 2021 relativamente ao ano anterior, atingindo para 27 milhões de euros. No mesmo período os prémios aumentaram 31% para 181 milhões de euros.

Tiago do Couto Venâncio, CEO das duas seguradoras Aegon Santander: “Solidez financeira e gestão eficiente de capital suportam a estratégia e as companhias continuarão a investir durante os próximos anos”.

Para Tiago do Couto Venâncio – CEO das duas seguradoras que juntam capital de 51% da neerlandesa Aegon e 49% do grupo Santander, através da Santander Totta Seguros – esta performance “é o reflexo do foco nos clientes e trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com vista à eficiência operacional e aumento da qualidade dos serviços que permitem rápidas adaptações e respostas num ambiente em constante mutação”.

Segundo o gestor, no ano de 2021 aconteceram desenvolvimentos de produtos relevantes e adaptados às necessidades dos Clientes com inovações ao nível do serviço, disponibilizando soluções mais simples e rápidas e realizaram-se investimentos em soluções de automatização com componentes de robótica e inteligência artificial, que conferem maior eficiência em toda a jornada de gestão dos Clientes.

Os investimentos em tecnologia deram forte contributo para os resultados já que as duas contam com uma estrutura de 100 pessoas gerir 1 milhão de apólices de cerca de 500 mil clientes. Também o crescimento da atividade comercial nas duas seguradoras e uma sinistralidade abaixo do esperado, devido à falta de chuva e consequente menores danos por água nos seguros multirriscos, contribuíram para o aumento do lucro.

Tiago Venâncio salienta que “a solidez financeira e gestão eficiente de capital suportam a estratégia e as companhias continuarão a investir durante os próximos anos, colocando ao dispor dos seus clientes novas soluções de proteção e serviço”.

A Aegon Santander Portugal Não Vida reforçou as suas quotas de mercado entre as empresas bancassurance – a distribuição é exclusiva através da rede do Banco Santander – com 10,7% nos segmentos de acidentes, saúde e multirriscos habitação. Esta seguradora obteve prémios de 74 milhões e resultados de 9,4 milhões, mais que duplicando os lucros face a 2020.

Já a Aegon Santander Vida aumentou a sua produção em 20% para 107 milhões de euros com lucro líquido de 17,7 milhões. A companhia aumentou para 14,4% a sua quota de mercado dos seguros de vida risco, muito ligados a crédito à habitação, subscritos através de canais bancários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras Aegon Santander sobem lucros em 44%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião