Governo espanhol dá luz verde à rede 5G com aprovação do Decreto Real sobre Cibersegurança

  • Servimedia
  • 30 Março 2022

A aprovação do Decreto-Lei Real sobre Cibersegurança 5G é a chave para o arranque do 5G em Espanha. Um destaque da nova lei é que inclui uma lista de classificação de risco para os fornecedores.

A aprovação da Lei de Cibersegurança 5G pelo governo espanhol, prevista para o segundo semestre do ano mas que o executivo acelerou através de um decreto-lei real devido ao conflito na Ucrânia, permitirá a promoção e implementação definitiva das redes da quinta geração em Espanha, noticia a Servimedia.

O novo regulamento sobre 5G faz parte do Plano Nacional para responder ao impacto económico e social da invasão da Ucrânia, que incluiu também a aprovação do Plano Nacional de Cibersegurança com um orçamento de 1,2 mil milhões de euros (mais 200 milhões do que o previsto) e um pacote de 150 iniciativas.

O Decreto-Lei Real sobre Cibersegurança 5G é a chave para o arranque do 5G em todo o país; esta tecnologia irá revolucionar não só o mundo das telecomunicações mas também todo o tecido empresarial através da criação de novos serviços e modelos empresariais.

Um destaque da nova legislação é que inclui uma lista de classificação de risco para os fornecedores, a ser determinada nos próximos meses, de acordo com o nível de segurança e fiabilidade do seu equipamento e estabelece uma série de controlos para os operadores aplicarem nas suas redes. Segundo um estudo recentemente publicado pela consultora Dell’Oro, os principais fornecedores de telecomunicações e redes a nível mundial são a Huawei, com uma quota de mercado de 28,7%, a Ericsson com 15% e a Nokia com 14,9%.

Estas empresas são as que fornecem a rede e as infraestruturas 5G aos principais operadores do país.

A recente integração da Orange e da MásMóvil (celebrada por todo o setor) ajudará a consolidar o mercado, reduzir a guerra de preços e permitirá à Orange, à MásMóvil, à Telefónica e à Vodafone empreender novos investimentos em infraestruturas e apostar com a melhor tecnologia.

Com a aprovação deste decreto-lei, a luz verde é dada a todo o setor para a implantação da rede 5G em Espanha. O único ponto importante ainda pendente na agenda do governo é a subpasta de 26 GHz, que é considerada uma “prioridade” para o desenvolvimento desta tecnologia e está previstas para o segundo semestre do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espanhol dá luz verde à rede 5G com aprovação do Decreto Real sobre Cibersegurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião