Produção industrial cai 4,3% em fevereiro com menor geração de eletricidade

A produção de eletricidade recuou em fevereiro, penalizando o desempenho da produção industrial. Sem energia, o índice subiu 2,9% no segundo mês do ano.

O Índice de Produção Industrial recuou 4,3% em fevereiro, face ao mesmo período do ano passado, um desempenho que foi penalizado pela redução da produção de eletricidade. Excluindo o agrupamento de energia, a variação do índice já foi positiva, de 2,9%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A produção de eletricidade deu assim um contributo negativo para este índice, resultante da redução homóloga de 35,9% (-15,8% em janeiro), como nota o INE. A produção de energia elétrica em Portugal continental caiu no início do ano, devido sobretudo à queda da geração hidroelétrica, numa altura em que grande parte do território nacional em seca severa ou extrema.

A produção de eletricidade caiu 26,2% nos primeiros 50 dias deste ano, face ao mesmo período de 2021, no que foi o pior período de 50 dias em cerca de uma década. A energia hidroelétrica foi a que mais se ressentiu com a seca.

A produção de bens de investimento também se reduziu em 6,7%, face ao ano anterior, e pesou no resultado do índice. Destaca-se neste segmento a redução do fabrico de automóveis, que diminuiu 20,5% em fevereiro (-23,8% em janeiro).

Por outro lado, o “agrupamento de Bens de Consumo acelerou, passando de crescimento de 1,3% em janeiro, para 7,8%” em fevereiro, bem como os bens intermédios, que aumentaram 2,4% (1,1% no mês anterior).

Quanto à taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras, esta foi de 2,1%, o que compara com uma queda de 1,8% em janeiro. Já a variação mensal do índice agregado foi 0,6% (-5,1% no mês anterior).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção industrial cai 4,3% em fevereiro com menor geração de eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião