Gás russo continua a chegar à Europa, apesar do ultimato de Putin para que seja pago em rublos

Apesar do prazo imposto por Putin para o pagamento em rublos, a Europa continua a receber gás russo. O preço do gás natural está a recuar 2% na Europa.

O gás natural russo ainda está a fluir para a Europa, apesar do prazo estabelecido pelo Presidente Vladimir Putin para interromper o fornecimento aos clientes que se recusem a pagar em rublos, avança a Reuters. Os futuros de referência do gás natural na Europa estão a recuar para os 122,50 euros por MWh (megawatt-hora).

Na quinta-feira, o presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto a exigir que os pagamentos pelo gás natural fossem feitos apenas em rublos, uma decisão que os países europeus recusaram unanimemente cumprir, considerando-a uma violação dos contratos existentes. O pagamento do gás ao abrigo dos contratos a longo prazo da Gazprom em março tinha como prazo o dia 1 de abril.

Segundo foi noticiado esta quinta-feira, a Gazprom, o maior conglomerado de energia da Rússia, estava a estudar uma interrupção total do fornecimento de gás natural à Europa.

Mesmo assim, não houve sinal esta sexta-feira de uma interrupção imediata, pelo menos até meio da manhã, refere a Reuters. Os fluxos permaneceram constantes através de dois dos três principais oleodutos que levam gás russo para a Europa. Também a própria Gazprom disse que continua a fornecer à Europa através da Ucrânia, de acordo com os pedidos dos consumidores.

Neste contexto, depois de ter vindo a subir nos últimos dias, o contrato Dutch TTF Gas está esta manhã a cair 2,71%, para 122,50 euros por MWh.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás russo continua a chegar à Europa, apesar do ultimato de Putin para que seja pago em rublos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião