Portugal é o país que mais cresce no registo de patentes em toda a UE

  • ECO
  • 5 Abril 2022

Em 2021, portugueses apresentaram 286 pedidos de patentes ao Instituto Europeu de Patentes. Fonte oficial do IEP sinaliza que estes números colocam Portugal como o país “mais forte na Europa".

Em 2021, os inventores portugueses apresentaram 286 pedidos de patentes ao Instituto Europeu de Patentes (IEP). Trata-se de um aumento de cerca de 14% face a igual do período do ano anterior, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).

Os dados foram divulgados na terça-feira revelam um elevado crescimento nos pedidos de patentes na área da tecnologia informática, com os números a quase triplicarem, bem como no setor dos transportes, com um aumento de 114%. Fonte oficial do IEP sinaliza que estes números colocam Portugal como o país “mais forte na Europa (de entre os países com mais de 200 pedidos de patentes)”.

Além disso, a entidade realça ainda que Portugal ficou mais de cinco vezes acima da taxa média de crescimento da União Europeia, que se situou nos 2,7%. Segundo o mesmo jornal, a Universidade do Minho foi uma das entidades que mais se destacou, tendo apresentado patentes sobre a condução autónoma, visores, equipamentos e software do automóvel para facilitar a condução ou apoio ao entretenimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o país que mais cresce no registo de patentes em toda a UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião