Fisco reforça segurança no acesso ao Portal das Finanças. O que muda?

- Rita Atalaia
- 15 Julho 2025
A Autoridade Tributária e Aduaneira reforçou a segurança no acesso ao Portal das Finanças ao adotar o chamado duplo fator de autenticação. Mas, afinal, o que muda para os contribuintes?
Fisco reforça segurança no acesso ao Portal das Finanças. O que muda?

- Rita Atalaia
- 15 Julho 2025
-
O que está em causa?
Com o objetivo de reforçar a segurança no acesso à área reservada dos contribuintes, o Fisco implementou o Segundo Fator de Autenticação (2FA) no Portal das Finanças. De acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), esta funcionalidade adiciona uma camada extra de proteção, garantindo que apenas o titular pode aceder à sua conta.
Proxima Pergunta: O que muda para os contribuintes?
-
O que muda para os contribuintes?
Sempre que os contribuintes iniciarem a sessão no Portal das Finanças, além das habituais credenciais – o NIF e a palavra-passe -, será necessário inserir um código de verificação único, enviado para o telefone por SMS. Para isso, é preciso ter o contacto telefónico registado e confirmado na AT.
Após a adesão, sempre que o contribuinte se autenticar no Portal das Finanças, com o seu NIF e senha, terá de introduzir o código SMS enviado pelo Fisco.
Proxima Pergunta: A quem se destina?
-
A quem se destina?
A AT indica que a disponibilização do Segundo Fator de Autenticação será feita de forma gradual em função do tipo de utilizadores do Portal das Finanças.
A adesão ao duplo fator já está disponível para os contribuintes sem atividade empresarial e será gradualmente disponibilizada aos contribuintes individuais com atividade empresarial e às pessoas coletivas.
Proxima Pergunta: Como ativar esta segurança extra?
-
Como ativar esta segurança extra?
Os contribuintes podem aderir à dupla autenticação a partir do menu lateral do Portal das Finanças, nas opções: Serviços > Autenticação de Contribuintes > Dados de Acesso.
Proxima Pergunta: É possível alterar o número associado ao duplo fator de autenticação?
-
É possível alterar o número associado ao duplo fator de autenticação?
Sim. Se o contribuinte quiser alterar o número de telefone associado ao duplo fator de autenticação, pode alterá-lo, após autenticação, nos dados de contacto.
A AT explica ainda que, em caso de impossibilidade de acesso ao contacto telefónico pessoal, o contribuinte pode aceder ao Portal das Finanças com os meios de autenticação.gov (Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital) e alterar o contacto de telefone.
Em alternativa, será necessário cancelar o acesso à conta do Portal das Finanças e fazer novo registo. Com este novo registo será possível definir o novo contacto telefónico e aderir novamente ao segundo fator.