O economista defende uma melhor avaliação das micro e pequenas empresas que recebem fundos europeus. "Tem de se olhar para o plano de negócios e para a equipa de gestão".
Fernando Alexandre é o autor do relatório "Avaliação dos incentivos financeiros às empresas em Portugal: QREN e PT2020", realizado a pedido da Comissão Europeia, que procura
avaliar a eficácia na atribuição dos apoios. O economista e professor da Universidade do Minho considera que o impacto é globalmente positivo, mas "há claramente espaço para fazer melhor".
Diz também que "a pressão para executar fundos leva a que se financiem projetos piores”.A disponibilização dos dados pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão é elogiadapor Fernando Alexandre, já que vai permitir fazer ainda mais investigação sobre o tema. Os resultados do estudo permitirão tomar decisões melhores sobre a aplicação dos fundos no futuro? O que eu faço neste trabalho é mais levantar questões do que dar
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.