Ansiedade em torno das negociações da proposta de OE2025 "é normal, no contexto atual de governação", diz Cláudia Joaquim, que foi secretária de Estado do Orçamento de João Leão.
“É normal, no contexto atual de governação”, a ansiedade existente em torno das negociações da proposta de Orçamento do Estado para 2025, diz a antiga secretária de Estado do Orçamento de João Leão e agora presidente da Agência para o Desenvolvimento & Coesão, que teve de governar em duodécimos durante quatro meses.
O Governo apresentou uma “proposta irrecusável” ao Partido Socialista, que resulta na aproximação das exigências de Pedro Nuno Santos em torno do IRS Jovem e do IRC. O principal partido da oposição decidiu que vai apresentar uma contraproposta. A dramatização gerada em torno das negociações não impressiona Cláudia Joaquim, que recorda que a negociação de todos os Orçamentos é assim, o que varia é o “maior ou menor efeito na comunicação social”.
Mas questionada sobre se a viabilização do OE está garantida, a antiga secretária de Estado do Orçamento diz: “Prognósticos só no fim do jogo.”
Já teve funções anteriores com responsabilidades no Ministério das Finanças, não resisto em perguntar como é vê esta dificuldade em negociar a proposta de Orçamento de Estado para 2025 e a dificuldade que parece haver de um governo minoritário se entender com os partidos da oposição para concertar uma proposta conjunta passível de ser viabilizada?
Esta é uma pergunta que sai muito do âmbito do podcast. A negociação dos Orçamentos do Estado, qualquer que seja o quadro — é claro, talvez excluindo um quadro de um Governo de maioria absoluta — é uma negociação que tem sempre uma perspetiva, com maior ou menor efeito na comunicação social, de alguma ansiedade durante o mês de setembro, outubro e pelo menos até à votação global. É normal, no contexto atual de governação. Seria estranho se fosse diferente. As próximas semanas trarão a melhor resposta sobre aquilo que são as reuniões que acontecem à porta fechada com representantes do Governo e dos partidos que são responsáveis.
Vamos ter o Orçamento? Apostava na viabilização do Orçamento ou acha que vamos caminhar para eleições antecipadas?
Acho que é mesmo a frase: prognósticos só no fim do jogo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Orçamento aprovado? “Prognósticos só no fim do jogo”
{{ noCommentsLabel }}