A dimensão digital da guerra na Ucrâniapremium

Uma invasão russa irá provocar uma disrupção violenta no acesso à internet, no preço dos chips e nos mercados de serviços digitais.

Quem conhece as capacidades digitais dos serviços de inteligência russosnão tem dúvidas: neste momento, é muito provável que os hackers do Kremlin estejam dentro dos principais serviços ucranianos. A acontecer um conflito, as ações de sabotagem nos setores das comunicações, energia, banca e outra infraestrutura serão imediatas. Aliás, os diversos ataques de que as empresas ucranianas fora vítimas desde 2015 ocorreram sempre graças a infiltrações coordenadas pelas diversas agências do Kremlin: FSB, GRU e SVR são as principais siglas dos serviços que controlam a inteligência e os hackers estatais, mas também redes difusas de hackers privados que servem às ordens do estado russo. Da mesma forma, têm-se intensificado as ações de propaganda dentro e fora do território ucraniano. Os russos são

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.