A Europa (novamente) em derrapagempremium

O risco de uma recessão na Europa está a ganhar força. A experiência dos juros negativos acabou e a máxima de que não há almoços grátis vai voltar a valer.

A situação política na Europa deteriorou-se significativamente na última semana e no momento em que escrevo o Governo italiano de Draghi parece condenado a cair. A Itália está novamente no olho do furacão e a sua dívida pública, equivalente a mais de 150% do PIB, volta a pesar nos mercados financeiros. Dez anos depois da crise soberana na zona euro, que só não atingiu a sério a Itália porque o país era grande de mais para falir, parece que não saímos do mesmo sítio. Na verdade, a situação até se deteriorou. A dívida pública nos países da zona euro é, hoje, bem superior (em termos nominais e em percentagem do PIB) ao que era em 2010/12. É certo que a pandemia não ajudou. Todavia, em larga medida, foi também a própria política monetária do Banco Central Europeu (BCE) que contribuiu para a

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.