A importância estratégica do mercado português para as startups estrangeiras

  • Carlos Andion Rodriguez
  • 27 Junho 2024

Portugal oferece uma combinação única de talento qualificado, infraestruturas de qualidade e um ambiente acolhedor para os negócios. Esta escolha é estratégica.

Nos últimos anos, o mercado português tem-se destacado no cenário internacional como um hub vibrante e promissor para o empreendedorismo e inovação tecnológica. Observando de perto esta evolução, há que refletir a importância estratégica deste mercado para novas empresas que queiram expandir as suas operações.

Uma tendência crescente entre os empreendedores é a escolha de Portugal para estabelecerem as suas sedes, mantendo, contudo, uma perspetiva global. Esta decisão não é aleatória. Portugal oferece uma combinação única de talento qualificado, infraestruturas de qualidade e um ambiente acolhedor para os negócios. Esta escolha é estratégica. Mas é necessária uma capacidade de apoiar equipas distribuídas globalmente que encaixe perfeitamente neste contexto, permitindo-nos fornecer soluções eficientes e inovadoras que atendam às necessidades de empresas que operam além-fronteiras.

Outro fenómeno digno de nota é o aumento dos investimentos em Série A no mercado português, uma fase de financiamento que é crucial para startups que estão a entrar numa fase de crescimento e expansão. As empresas que recebem financiamento de Série A estão a procurar otimizar as suas estruturas e operações e é crucial apoiar estas empresas na implementação de infraestruturas de TI mais eficientes e escaláveis, ajudando-as a garantir que estão bem preparadas para o crescimento acelerado que caracteriza esta fase.

A cultura empreendedora em Portugal é notoriamente aberta e progressista. Esta mentalidade facilita a adoção de práticas empresariais inovadoras e a implementação de novas tecnologias. Para a Fleet, operar num ambiente que valoriza a inovação e está disposto a abraçar mudanças é extremamente vantajoso. Quem fornece soluções, que promovem a eficiência e a modernização das infraestruturas de TI, encontra em Portugal um terreno fértil para prosperar num ecossistema tão recetivo.

Não podemos deixar de mencionar o papel crucial que o governo português tem desempenhado no desenvolvimento do setor tecnológico. O investimento e o apoio governamental na criação de um ecossistema propício para a tecnologia são fundamentais. Através de incentivos, programas de financiamento e políticas favoráveis, o governo tem criado um ambiente onde empresas tecnológicas podem não só sobreviver, mas também prosperar.

Em suma, o mercado português oferece um cenário extremamente favorável para empresas estrangeiras que queiram crescer em Portugal. Desde a escolha estratégica de estabelecer sedes com uma perspetiva global, passando pelo aumento dos investimentos em Série A, até à cultura empreendedora aberta e ao robusto apoio governamental, Portugal revela-se um terreno fértil para a inovação e crescimento. Migrar para Portugal, aqui, não é apenas uma decisão de negócios; é uma parceria estratégica com um ecossistema vibrante e promissor.

  • Carlos Andion Rodriguez
  • Managing director Southern Europe da Fleet

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A importância estratégica do mercado português para as startups estrangeiras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião