Aliança Luso-Britânica: 650 anos de uma feliz associaçãopremium

A aliança Luso-Britânica necessita urgentemente de ser renovada para servir de contrapeso à obsessão sobre a UE e os seus dinheiros.

Comemora-se no Domingo, dia 10 de Julho, a mais antiga aliança do mundo entre Estados soberanos que ainda perdura. O Tratado de Tagilde (concelho de Vizela) foi assinado entre Portugal e Inglaterra a 10 de Julho de 1372, há precisamente 650 anos. É uma data histórica que nos deve encher de contentamento enquanto portugueses por várias razões. A data merece ser lembrada e comemorada pela inovação que representou: Portugal, no reinado de D. Fernando I, aliou-se aos ingleses no meio da Guerra dos Cem Anos contra castelhanos e franceses, iniciando o que viria a ser quase uma constante de toda a nossa História. O acordo não foi desinteressado, como nunca era naquela altura e não é agora, mas servia os interesses de ambas as partes. Mais tarde, em 1380, “Tagilde” foi novamente reconfirmado

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.