As multinacionais são as melhores amigas do fiscopremium

Não faz sentido alienar as grandes organizações e queimá-las aos olhos da opinião pública. O fisco precisa delas. E cada vez mais.

Nos últimos anos generalizou-se a ideia de que as empresas multinacionais são o diabo na terra e que simplesmente não pagam impostos sobre os lucros. Mas trata-se de pura propaganda, constituindo uma caracterização da realidade que não encontra correspondência nos números. Na realidade, o que os números nos dizem é precisamente o contrário: As empresas de maior dimensão são as que mais contribuem para as receitas de IRC. É isto que acontece na América ou em Portugal. Mais ainda, os números indicam também que, em matéria de evasão e planeamento fiscais, as receitas não cobradas de IVA são muito superiores às de IRC (aquelas que ficam por cobrar pela inexistência, por exemplo, de um IRC mínimo aplicado a nível global). Há, infelizmente, um problema de percepção pública em matéria de

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.