CR28 e o nosso encontro com a história

Uma carta aberta a Frederico Varandas e Francisco Zenha sobre o regresso de Cristiano Ronaldo ao Sporting, o que seria um momento definidor do futebol português e do desporto em geral.

Caro Presidente Frederico Varandas e Administrador Francisco Zenha,

Encontramo-nos perante um momento singular da história, parecido a tantos outros que em determinados momentos da humanidade se plasmou perante tantos homens e mulheres nos milénios que passaram. Momentos onde se pode alterar o rumo dos acontecimentos, criando uma nova realidade, catalisando uma cadeia de eventos que tem um impacto estrondoso na vida das pessoas. São momentos que obrigam sempre à ação, à audácia e a desafiar as probabilidades, pois colocam-nos perante a eternidade da História, perguntando-nos se estamos à altura dos nomes excecionais de outros humanos que nos antecederam.

Hoje, todo o Universo Leonino encontra-se perante um desses momentos singulares. Como tantos outros antes de nós, estamos perante um impasse: alguns ansiando apaixonadamente por uma ação, mas bloqueados pela grandeza do momento, outros numa inércia anestesiante, desprovidos de esperança, saturados de mediocridade, que os priva de entender o encontro que estão a ter com a história. O que nem sempre percebemos, é que não é o nosso lugar na História que está em causa… esse está assegurado qualquer que seja a decisão que tomamos, pois a história regista a decisões tomadas, escrevendo novas páginas no seu livro.

O que está em causa é a nossa escolha: Se decidimos pela inércia de quem vê a história a desenrolar-se, ou se tomamos o destino pelas nossas mãos, com todo o nosso ser e definimos o futuro que lentamente se desenrola perante nós.

O regresso de Cristiano Ronaldo ao Sporting não pode ser encarado com banalidade. É um desses momentos singulares, com impacto que extravasa qualquer pessoa ou instituição. É um momento definidor do futuro do próprio futebol e desporto em geral, e até define, de certa forma, a esperança na humanidade e na vida. O regresso a casa duma personalidade única, um dos melhores de sempre. A janela de oportunidade fecha-se, exige rapidez e mestria, mas a oportunidade existe pela atratividade do que pode proporcionar a cada uma das partes:

  1. Ao Cristiano, a estabilidade que precisa para uma reta final de carreira ao nível que merece, com prestações memoráveis na Europa, títulos conquistados com o seu clube formador e um último folgo de glória com a seleção.
  2. Ao Sporting, o reconhecimento global, a valorização exponencial da sua marca, a possibilidade de sonhar com títulos europeus.

Caso estejamos à altura do momento, aparecerão oportunidades infindáveis, tal como expansão da Academia Sporting Cristiano Ronaldo pelo mundo e a criação de uma série da Netflix sobre o regresso a casa de um filho. Os patrocínios acumular-se-ão e o estádio terá afluências históricas. O eixo do futebol português será alterado para sempre, tornando-se atrativo em toda a Ásia e mundo em geral.

Como Sportinguistas, cada um de nós tem um papel a desenrolar neste momento. Pode parecer uma loucura, mas devemos isso a nós próprios, aos mais de 115 anos de história do Clube, ao nosso país e à própria História do mundo.

Escrevo este apelo como forma de responder ao momento que sei que estou a viver: Peço-vos, Frederico Varandas e Francisco Zenha, que respondam também vocês ao chamamento que a História vos faz. Temos uma oportunidade única em mãos, um dos momentos singulares que falei, pronto para ser domado e definido.

Acredito genuinamente e com todo o meu ser, que, com coragem e determinação, vocês podem ter um impacto com repercussões mundiais. Sei que nem tudo está nas nossas mãos, mas façam a vossa parte e escrevam as primeiras palavras deste novo capítulo, iniciando as conversas para trazer o Cristiano de volta a casa. A história encarregar-se-á de escrever as suas restantes páginas.

Com estima e reconhecimento, Saudações Leoninas.

  • Colunista convidado. Sócio nº17.883 do Sporting Clube de Portugal
  • Martim Mello
  • Colunista convidado. Sócio nº 19.669 do Sporting Clube de Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CR28 e o nosso encontro com a história

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião