Crónica de uma recessão anunciadapremium

Cada recessão afeta a economia à sua maneira. E assim, só mesmo no final é que podemos saber com maior certeza em que medida é que esta recessão será assim tão diferente das anteriores.

Logo após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia e do consequente aumento de preços de matérias primas, que uma recessão globalse tornou bastante provável. E ainda que a atividade económica se tenha mantido relativamente resiliente ao longo dos últimos meses, os dados das ultimas semanas, e a definitiva alteração de politica monetária por parte dos bancos centrais, parecem retirar quaisquer dúvidas: Vem aí (ou começou já) uma recessão. Mas parafraseando Tolstoi e a sua famosa frase do início de Ana Karenina, ainda que todas as expansões (pareçam) iguais, cada recessão afeta a economia à sua maneira. E esta recessão global será seguramente diferente das últimas. Os aumentos da inflação e das taxas de juro não afetam imediatamente a economia. As famílias (primeiro) e as empresas

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.