Fatores críticos de sucesso da tua startup

  • Paulo Bandeira
  • 3 Abril 2017

Quando se empreende e se constrói uma empresa, um produto ou um conceito de raiz, há duas coisas que os empreendedores têm por certo.

A primeira é que trabalharão no desenvolvimento dia e noite, sete dias por semana, e a segunda é que a probabilidade de tudo falhar é muito maior que a de serem bem-sucedidos.

É por isso fundamental que na construção do produto ou conceito os empreendedores validem criticamente o que estão a construir, como o estão a fazer, quando o fazem e com quem.

Esta validação passa pelo questionamento crítico permanente do que são os fatores de sucesso da startup ou do produto e estes são:

  • Que necessidade o produto satisfaz?

Os consumidores pretendem/compram produtos que satisfaçam algum tipo de necessidade. Esse é o fator crítico para a criatividade e inovação em qualquer empresa. Se o produto não satisfizer uma necessidade específica, dificilmente será aceite e comercializável e nunca será um produto viável.

  • Time to market

Quanto tempo demora o produto a chegar ao mercado?

Um produto necessário e apto a satisfazer uma necessidade de hoje que demore 2 anos a chegar ao mercado é um produto (provavelmente) morto pela concorrência (que chegará primeiro) ou pelo próprio mercado (a necessidade pode deixar de existir).

Hoje em dia tão importante quanto o produto ser excelente é o produto chegar ao mercado rapidamente. A startup que consegue entrar primeiro no mercado tem uma vantagem competitiva brutal sobre todas as outras que estão a desenvolver produtos semelhantes (sim, acreditem que há muitas outras a tentarem desenvolver o mesmo produto ou idênticos), mesmo que estes últimos possam ser muito melhores.

  • Oportunidade

Avaliem porque é que o produto é oportuno. Testem o mercado. Há produtos fantásticos que inicialmente são um fracasso porque chegaram ao mercado cedo demais ou com a abordagem incorreta.

Vejam a Nespresso. O que é um conceito absolutamente vencedor nas casas de muitos de nós foi durante dez anos um fracasso porque a abordagem comercial começou por visar as empresas. Só quando as equipas comerciais descobriram que o problema que o produto resolvia (a sujidade que o pó de café produz) era um problema em nossas casas e não nas empresas (onde há alguém que limpa por nós) é que perceberam quem estava disposto a pagar pelo produto.

Tentem perceber se o mercado em que atuam está maduro o suficiente para o receber. Um produto fantástico num mercado que está um passo atrás em maturidade não vai ser percebido pela oportunidade que gera e fracassará. Se assim for, procurem outro mercado. Ele existe certamente.

  • Adaptabilidade

O vosso produto e oferta são adaptáveis? Um produto desenvolvido com um determinado intuito pode fracassar por muitos fatores. Como na natureza, não são necessariamente os mais fortes que prevalecem, mas os que se adaptam melhor. Quantas vezes uma startup cria um produto com um determinado propósito para um determinado mercado, mas o seu insucesso nesse mercado a obriga a adaptar o produto e a abordar um mercado diferente.

Vejam o exemplo da Watgrid que começou a desenvolver um produto de monitorização de perdas de água em redes públicas, mas rapidamente perceberam que as resistências à utilização da solução criariam um problema à sua sustentabilidade. Resultado: utilizaram os sensores e a tecnologia desenvolvidos em medições de parâmetros de maturação do processo vínico.

Por vezes são os obstáculos que nos põem no caminho certo.

  • Solidez das equipas

Avaliem se a equipa tem os perfis corretos. Muitas vezes as startups falham porque as equipas são desequilibradas. Avaliem as competências técnicas e funcionais, mas também emocionais dos elementos da equipa. Esta avaliação franca de um eventual problema pode muita vezes ser a chave crítica do sucesso da startup.

O desafio de uma startup é este: construir uma equipa equilibrada e coesa, capaz de desenvolver um produto que satisfaça uma necessidade real do mercado, com um time to market muito curto e que atinja o mercado no estado ideal de maturação.
A startup que conseguir dominar estes fatores críticos será bem-sucedida com certeza.

  • Paulo Bandeira

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