Portugal está longe de um cenário como o de há 11 anos, no entanto, o espaço não é ilimitado e tem que voltar à estratégia orçamental seguida nos últimos dez anos.
As taxas de juro das obrigações do tesouro continuam num nível historicamente baixo, mas têm vindo a subir rapidamente fruto daquela que será provavelmente a maior alteração de regime de política monetária numa geração. Portugal tem bastante tempo e espaço para acomodar subidas de juros, como mostrarei mais abaixo, e está bem longe de um cenário como o de há 11 anos. No entanto, o tempo e espaço não são infinitos. Com pouco crescimento e sem consolidação orçamental, se as taxas de juro de mercado chegarem novamente aos 5% (7% nos 10 anos) como no passado, a dívida pública pode voltar novamente a uma tendência insustentável.
O que deve fazer então um país como Portugal a sua dívida pública?Agora que a pior fase da crise pandémica já passou, deve mostrar que, tal como até 2019, consegue