Lições de longevidade da mais antiga empresa do mundo

É preciso ser superior para atingir a longevidade e a grandeza que a acompanha e ter uma verdadeira atitude empresarial, de ambição, de combate, de sacrifício.

Benvindo ao hotel Houshi Riokan, um pequeno resort em Awazu Onsen no Japão. Com mais de 13 séculos esta pousada tradicional japonesa é a mais antiga Empresa do Mundo. Está nas mãos da Família Houshi desde que abriu portas em 718, pouco depois da queda do Império Romano, e desde então foi transmitida ao longo de 46 gerações até aos nossos dias.

Não é surpresa que um estabelecimento tão duradouro seja uma Empresa Familiar. A longevidade e o sucesso geracional das empresas familiares são um importante atributo distintivo, no Japão como em todo o Mundo. No entanto, a inspiradora história do Houshi Ryokan e a dedicação da família Houshi ilustram até onde pode chegar uma Empresa Familiar quando tem o compromisso, a paixão e a ambição de ser um estabelecimento intemporal ao serviço da comunidade com os mais altos padrões de serviço ao longo de gerações.

Para o atual proprietário do Houshi Ryokan, Zengoro Hajime Houshi, a sua missão e da sua família é a que herdou dos seus antepassados: “Temos uma responsabilidade de transmitir a longa história da família e o seu legado para as gerações futuras e proteger a nossa onsen, a nossa fonte termal. Por isso faremos todos os sacrifícios necessários.”

O modelo de sucessão da família Houshi é simples: O primogénito herda a empresa e assume toda a responsabilidade por ela. Se o primogénito recusar ou não for capaz e nenhum outro filho estiver disponível, a posição é oferecida ao marido de uma filha, que é adotado pela família, tomando o nome Houshi e deixando para trás sua própria família. A adoção é assim uma forma culturalmente respeitada de garantir que a empresa familiar perdure. Se não houver filhos, a família adota um sucessor que assume o Ryokan. A propriedade e a gestão são atribuídas exclusivamente a uma pessoa; outros filhos não estão envolvidos na sucessão.

O filho mais velho do atual Zengoro, que trabalhava no Ryokan preparando-se para suceder ao Pai, faleceu em 2013. A filha de Hajime, Hisae, uma graduada universitária que trabalhava num consultório médico, tem assumido gradualmente a posição do irmão nas responsabilidades de gestão do hotel.

Hajime e a esposa gostariam que Hisae continuasse a tradição familiar de 1300 anos na gestão do Houshi Ryokan … Se se casar, o marido pode passar a ser o 47º Zengoro, mas se ficar solteira poderá tornar-se a primeira Zengoro feminina em 13 séculos. É com profunda tristeza que Hisae encara a possibilidade de abandonar a carreira profissional que a apaixona e passar a dedicar toda a sua vida a gerir uma pequena pousada nas montanhas, solteira ou casada. Podia recusar e obrigar os pais a adotar um sucessor de fora, mas dificilmente o fará porque não conseguiria carregar consigo a culpa de ter quebrado uma tradição de 1300 anos. Primeiro estará sempre a responsabilidade de continuar a Empresa Familiar e isso está claro para si desde menina.

Houshi Ryokan tem a particularidade de ser a Empresa mais antiga do Mundo, mas no Japão não é raro encontrar pequenas e médias empresas nas mãos da mesma família há dezenas de gerações. E deparamo-nos, embora com menos expressão, com centenas de casos similares na Europa ou nas Américas.

De facto, a longevidade tem sido unanimemente considerada como um atributo distintivo chave das Empresas Familiares. Estudos do Insead ou da Fortune 500 advogam que a longevidade está na base das vantagens competitivas das empresas familiares e assenta num profundo compromisso em preservar o legado e numa resiliência acionista a toda a prova, na capacidade de sobreviver na cava das ondas e de resistir à atração de vender na crista.

"Em Portugal, não obstante a importância das pequenas empresas, são as médias empresas que mais devem contribuir para o crescimento da economia – mas a mortalidade suplanta a longevidade. As propostas de multinacionais sedentas de consolidação ou de fundos carregados de capital podem ser terrivelmente atraentes. Sim, há pequenas empresas a crescer e startups promissoras a nascer, mas há muita volatilidade, não compensam.”

Em Portugal, não obstante a importância das pequenas empresas, são as médias empresas que mais devem contribuir para o crescimento da economia – mas a mortalidade suplanta a longevidade. As propostas de multinacionais sedentas de consolidação ou de fundos carregados de capital podem ser terrivelmente atraentes. Sim, há pequenas empresas a crescer e startups promissoras a nascer, mas há muita volatilidade, não compensam.

E tem de ser assim? Claro que não. Perante uma proposta de venda, há alternativas para gerar esse valor, ou mesmo mais, mantendo o controlo da empresa. Com resiliência e espírito combativo, executando as medidas de fortalecimento que qualquer comprador traria para cima da mesa ou avaliando oportunidades de fusão. E, obviamente, estimular a geração seguinte incutindo o espírito combativo de luta pelo negócio e empenho na sucessão.

É preciso ser superior para atingir a longevidade e a grandeza que a acompanha e ter uma verdadeira atitude empresarial, de ambição, de combate, de sacrifício. E é nisso que a história de Houshi Ryokan é tão especial e inspiradora, até no sacrifício da jovem Hisae. Convido-o a investir doze minutos e viajar neste vídeo até às termas de Awazu e ao Hotel Houshi Ryokan. São doze minutos que vão ficar na sua memória e quem sabe ajudar os a assumir um compromisso mais forte com a longevidade da sua Empresa Familiar.

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