A luta contra a inflação entrou na fase mais difícil. Quanto mais tempo persistir, maior o risco de se tornar entrincheirada. E isso sim, causará ainda mais dor.
As declarações de Christine Lagarde no Fórum BCE, em Sintra, desencadearam um uníssono levantamento político. Do Presidente da República ao primeiro-ministro, do Chega ao Bloco de Esquerda, todos atacaram a presidente do banco central do euro e a instituição que lidera.
O apelo para a contenção nos aumentos salariais e a sinalização de que os juros vão continuar a subir e, pior, vão manter-se elevadas durante mais tempo, soa terrivelmente cruel para as famílias que já vivem com a corda ao pescoço ou tiveram até de desistir da casa própria. Mas os bancos centrais não o fazem por masoquismo. Pelo contrário, fazem-no na convicção de que é isso que, a prazo, evitará ainda maior dor.
A inflação é o mais injusto dos impostos; penaliza mais quem menos tem. Se tiver rédea solta e não baixar, a
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.