O IVA zero e o preço dos brócolospremium

O IVA zero não garante a descida dos preços, cria distorções no mercado e vai contra as boas políticas para enfrentar a inflação, que está para Costa como a austeridade da troika para Passos Coelho.

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira o "IVA zero" para um cabaz de 44 produtos com os votos a favor do PS, Chega e Iniciativa Liberal. Nenhum partido votou contra. Compreende-se, afinal é uma descida de impostos, mesmo que temporária. É também uma medida cega, e por isso errada, num tempo em que se exige visão e especial acutilância. A sondagem publicada pelo Expresso nesta sexta-feira, que pela primeira vez dá nota negativa a António Costa e deixa o PS e o PSD empatados com 30% (e o Chega a subir com 13%) nas intenções de voto, deixa bem à vista a principal motivação do "Governo PowerPoint" com a medida: estancar a sangria de apoio popular, passado apenas um ano da maioria absoluta. A inflação está para António Costa como a austeridade da troika para Passos Coelho.A

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.