O mercado de capitais em Portugalpremium

O acesso ao mercado de capitais em Portugal, para além de escasso, encontra-se fortemente concentrado, mas chegará o dia em que as empresas acabarão mesmo por fazer uso da bolsa de valores.

A tomada de posse do novo presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lançou há dias o mote para nova discussão sobre o mercado de capitais em Portugal. Trata-se de uma discussão recorrente entre nós e a conclusão é invariavelmente a mesma. O mercado de capitais é quase inexistente em Portugal. Ainda assim, há quem não desista de colocar o assunto na ordem do dia e ainda bem: é que chegará o dia em que as empresas acabarão mesmo por fazer uso da bolsa de valores, a exemplo do que em tempos já sucedeu no passado. A expressão “comprar gato por lebre” foi “financeirizada” pelo ex-primeiro ministro Cavaco Silva, corria o ano de 1987. O aviso foi premonitório: poucos dias depois dava-se o célebre “crash” da bolsa de Nova Iorque, “Black Monday”, como ficou na memória dos que

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.