O que nos “deram” 25 anos de PS: A economia (I)premium

Dos últimos 25 anos, o PS governou 18. Estávamos em 2019 (antes da pandemia) melhor ou pior do que em 1995? Este é o primeiro artigo de uma série de três, dedicado à economia.

Nos últimos 25 anos, o Partido Socialista governou 18. Entre 1995 e 2019, temos 18 anos de governos PS e 7 de governos PSD/CDS. Isto é, 70% do tempo de governação esteve entregue aos socialistas. Contudo, os governos PSD/CDS governaram sempre fortemente condicionados pela governação anterior do PS. Entre 2002 e 2004, em três anos, o governo de Durão Barroso teve de gerir o primeiro procedimento por défices excessivos da zona Euro. Em 1999, atingindo um défice de 2.9%, Portugal aderiu à moeda única. Mas esse défice era ilusório. Resultou de um forte crescimento económico, de uma redução das taxas de juro após 1994 e de uma forte recuperação de dividas fiscais, através do chamado “Plano Mateus”. Assim que a economia desacelerou e depois entrou em recessão (2001-2003), o efeito de descida

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.